A temporada portista tem sido marcada por uma onda de lesões pouco habitual desde que Sérgio Conceição assumiu o comando técnico da equipa em 2017/18, situação que, aliada aos castigos disciplinares e à gestão física de vários atletas, ajuda a explicar o facto de o treinador só ter repetido o mesmo onze em cinco ocasiões desde o início da época.
Corpo do artigo
Depois do triunfo na Supertaça e na Taça da Liga, o F. C. Porto continua na luta pela conquista do campeonato, está nos oitavos de final da Liga dos Campeões e nas meias da Taça de Portugal. O calendário volta, portanto, a apertar e entre a vitória em Chaves e o duelo, da próxima sexta-feira, com o Estoril, há uma certeza: Conceição não vai poder apresentar o onze que escolheu em Trás-os-Montes, já que Iván Marcano completou uma série de cartões amarelos e terá de cumprir castigo disciplinar, com Fábio Cardoso e David Carmo a postos para ocuparem a vaga do central espanhol.
É provável, aliás, que o treinador faça outras mudanças na equipa inicial, já que de hoje a uma semana os dragões recebem o Inter de Milão, na segunda mão dos oitavos da Champions, e a gestão física pode ter um papel importante na tentativa de dar a volta à derrota (1-0) sofrida em Itália.
Esta situação tem sido uma constante na temporada, que até começou com outras rotinas. Conceição escolheu a mesma equipa para as primeira e segunda jornadas do campeonato - vitórias sobre o Marítimo e o Vizela, respetivamente -, isto depois de só ter trocado o guarda-redes (Marchesín por Diogo Costa) entre a Supertaça e a estreia na Liga portuguesa.
O cenário repetiu-se entre a terceira e a quarta rondas (triunfo frente ao Sporting e derrota em Vila do Conde), entre a 10.ª jornada (desaire, em casa, frente ao Benfica) e a goleada garantida no terreno do Club Brugge, na Champions.
As vitórias frente a Chaves e Vizela, ambos na fase de grupos da Taça da Liga, e o sucesso ante o Arouca e a igualdade frente ao Casa Pia (14.ª e 15.ª rondas) foram as outras exceções que confirmaram a regra da rotatividade em 2022/23.