Depois de entrar com o pé direito na temporada, com a conquista da Supertaça, e do triunfo na estreia no campeonato, frente ao Marítimo, o dragão visita, depois de amanhã, Vizela, mas na cabeça de muitos adeptos já estará a receção ao Sporting, na terceira jornada da Liga.
Corpo do artigo
E há razão para otimismo já que, desde que Sérgio Conceição é treinador da equipa, os azuis e brancos só desperdiçaram pontos em dois jogos antes dos grandes clássicos do futebol português.
A caminhada começou em 2017/18, época do primeiro título nacional de Conceição, e marcou uma das exceções à regra quando, à 12.ª jornada, o F. C. Porto empatou a uma bola no terreno do Desportivo das Aves, antes de somar nova igualdade, deste vez a zero e em casa, contra o Benfica. O Portimonense foi derrotado duas vezes (5-2 no Dragão e 1-5 no Algarve) antes dos duelos com o Sporting, que se saldaram com um nulo em Alvalade e um triunfo (2-1) na Invicta.
Na época seguinte, em que o título nacional fugiu para o Benfica, os azuis e brancos conseguiram o pleno antes dos jogos mais mediáticos, somando a totalidade de pontos frente a Tondela e Nacional, mas acabaram por perder os dois jogos com os encarnados e registar um triunfo e um empate contra o Sporting.
A surpresa de 2020/21
O caminho para a reconquista do campeonato em 2019/20 também teve direito a pleno e os dragões não se limitaram a levar a melhor sobre V. Setúbal e Tondela, já que também somaram 12 pontos nos confrontos com os grandes rivais.
A única derrota antes de clássicos na era Conceição surgiu em 2020/21 e o responsável foi o Marítimo (2-3, no Dragão) com o Famalicão a ser batido duas vezes. Na época passada, e rumo ao 30.º título de campeão, Arouca e Vizela não resistiram ao poderio portista.