Dois jogos, duas vitórias, um troféu - Supertaça Cândido de Oliveira - e sempre o mesmo onze inicial. É esta a realidade dos dragões em 2022/23, mas isso deve mudar já no próximo domingo quando a equipa de Sérgio Conceição visitar Vizela, para a segunda jornada do campeonato. O técnico volta a ter Otávio disponível após castigo e pode estrear o reforço David Carmo - que também esteve suspenso para os dois primeiros duelos da temporada -, mas apenas o médio internacional português deve ter entrada direta no onze.
Corpo do artigo
Otávio é o único jogador que trabalha, de forma initerrupta, com Sérgio Conceição desde que o técnico chegou ao F. C. Porto em 2017/18 - Marcano e Bruno Costa também estão desde o início, mas tiveram passagens por outros clubes -, e os números mostram bem a importância que o luso-brasileiro tem na estratégia e dinâmica da equipa. Depois de ter sido utilizado em 21 partidas nessa primeira temporada, Otávio tornou-se peça principal nos anos seguintes, fazendo sempre mais do que 40 jogos em cada uma das épocas.
A disponibilidade do número 25 vai levar Conceição a alterar ligeiramente o sistema que foi utilizado até agora e tudo indica que Namaso seja o sacrificado para o internacional português saltar para a titularidade.
Neste caso, Grujic voltaria ao centro do meio-campo para fazer dupla com Uribe, enquanto Otávio ocuparia a posição de médio interior direito e Pepê assumiria o mesmo posto no lado canhoto, com Taremi e Evanilson a continuarem a formar a dupla de ataque, que rendeu, até agora, seis golos em dois jogos: quatro do iraniano e dois do brasileiro.
Marcano na "pole"
Se a entrada de Otávio na equipa inicial é um dado praticamente adquirido, o mesmo não se aplica a David Carmo. Apesar de ser o reforço mais caro da temporada - o F. C. Porto pagou 20 milhões de euros ao Braga -, o central deve começar no banco de suplentes em Vizela, uma vez que Marcano deu uma resposta muito positiva, tanto na Supertaça como frente ao Marítimo, duelo em que até marcou um golo.