Golo de Fábio Cardoso bastou para os portistas segurarem o segundo lugar. Exibição pobre da equipa de Sérgio Conceição, que nem contra dez conseguiu convencer. Segue-se o clássico na Luz.
Corpo do artigo
A desinspiração tomou conta do Dragão e a única coisa que o F. C. Porto pode aproveitar do jogo com o Portimonense é mesmo a vitória, que serviu para pôr fim ao jejum de golos e de triunfos das duas partidas anteriores. Um cabeceamento certeiro de Fábio Cardoso valeu três pontos que permitem à equipa portista segurar o segundo lugar e continuar a dez pontos do Benfica, a cinco dias de visitar o Estádio da Luz. Quanto aos algarvios, somaram a quinta derrota seguida e estão mais perto da zona perigosa da tabela.
Sérgio Conceição experimentou um meio-campo diferente, com Otávio junto a Uribe, abrindo o ataque com Pepê e Galeno nas alas. O regresso de Manafá, que não era titular desde o final de dezembro de 2021, foi outra novidade dos azuis e brancos, perante um adversário recuado, à procura de aguentar o nulo até onde lhe fosse possível.
Mesmo sem ligar muito jogo ofensivo, o F. C. Porto criou oportunidades para marcar cedo, mas Taremi voltou a mostrar que está longe dos grandes momentos e Toni Martínez não revelou arte para superar o japonês Nakamura. À meia-hora, teve de ser um central a mostrar como se faz, numa bola parada que demorou a chegar à área mas que ainda foi a tempo de lá encontrar a cabeça de Fábio Cardoso para o 1-0.
Pensou-se que a vantagem podia embalar os dragões para uma exibição mais desenvolta, mas nada feito. Pouco depois de ficar a perder, o Portimonense esteve perto do empate numa jogada em que o guarda-redes Cláudio Ramos, em estreia neste campeonato, ainda foi a tempo de corrigir uma hesitação inicial.
E se a primeira parte já não teve bom futebol, a segunda foi pior. Com exceção de um golo que o VAR anulou a Galeno, o F. C. Porto, mesmo a jogar contra 10 após o segundo amarelo a Lucas Ventura, fez uma série de ataques atabalhoados e mal definidos, sem que o Portimonense passasse de um par de ameaças tímidas.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/85090/m/12101/jn/650bb0a65f9ab24619a19c2e412157ee?autostart=false