Dupla portuguesa que se destacou na Maratona da Grande Muralha da China vai correr no Circulo Polar
Os dois tripulantes da TAP-Air Portugal que se destacaram na última Maratona da Grande Muralha da China, Filipa Elvas e Álvaro Leite, vão disputar este mês outra competição radical, mas agora sob temperaturas muito frias.
Corpo do artigo
Filipa Elvas, 37 anos, e Alvaro Leite, 41, vão participar na próxima edição da Maratona Polar ("Polar Circle Marathon"), que decorrerá no dia 19 de Outubro na Gronelandia, disseram os atletas à agência Lusa.
"É mais uma maratona aventura, em condições extremas, com 42 quilómetros de extensão e feita em cima de neve", realçou Álvaro Leite.
Para se preparar para a prova, a dupla amadora portuguesa parte esta semana para a Finlândia, país com temperaturas mais próximas das que vão enfrentar na Gronelandia.
A temperatura média na Gronelândia em outubro ronda os 10 graus negativos, mas "são de esperar temperaturas ainda mais frias", avisam os organizadores da Polar Circle Marathon.
Na última edição da Maratona da Grande Muralha da China, disputada em maio nos arredores de Pequim, Filipa Elvas foi a única mulher a completar a prova e Álvaro Leite ficou em quarto lugar na classificação geral.
"Nunca fiz uma coisa fisicamente tão violenta como esta!", contou na altura Filipa Elvas.
Com a bandeira de Portugal nas costas, Filipa Elvas correu durante 7 horas e 50 minutos, num percurso de 45 quilómetros, com 20.000 degraus e rampas muito inclinadas.
Dos 140 atletas de dezenas de países inscritos, entre os quais trinta mulheres, apenas 15 chegaram ao fim dentro do limite de tempo estipulado pelos organizadores da prova (oito horas).