Pode ser o primeiro treinador a ir três vezes aos "quartos" da Champions no F. C. Porto. Conseguiu chegar aos oito melhores nas temporadas de 2018/19 e 2020/21.
Corpo do artigo
Com um golo de desvantagem trazido de Milão, o F. C. Porto recebe hoje à noite o Inter, à procura de virar a eliminatória e de conseguir um lugar nos quartos de final da Champions. Para Sérgio Conceição, esta é uma grande oportunidade de voltar a fazer história no Dragão, já que, em caso de sucesso, tornar-se-á o primeiro treinador da história do clube azul e branco a conseguir atingir três vezes este patamar da principal competição da UEFA.
Em cinco épocas ao leme da equipa portista, Conceição chegou aos "quartos" da Liga dos Campeões em 2018/19 e em 2020/21 (sempre à custa de clubes italianos nos oitavos de final, primeiro da Roma e depois da Juventus), o que lhe permitiu igualar Artur Jorge, presente nesta fase da antiga Taça dos Campeões Europeus em 1986/87, época em que conquistou o troféu, e em 1990/91.
Desde que a prova passou a denominar-se Champions League, em 1992, houve mais seis técnicos do F. C. Porto que chegaram a esta fase ou mais longe (Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho, Jesualdo Ferreira e Julen Lopetegui), mas nenhum repetiu o feito no banco portista. Recorde-se que Sérgio Conceição já é o treinador dos dragões com mais jogos na Champions (41), tendo ultrapassado Jesualdo em setembro.
Duas baixas de peso
No jogo de hoje, o F. C. Porto tem de lidar com duas ausências importantes, já que o médio Otávio está castigado e o lateral João Mário não recuperou da lesão num joelho sofrida diante do Estoril, na passada sexta-feira. Com Evanilson já disponível, Sérgio Conceição deverá recuar Pepê para o lado direito da defesa, ficando a dúvida sobre o escolhido para jogar no lugar de Otávio. Em bom plano nos últimos jogos, André Franco é candidato ao lugar e tem à vista a estreia em jogos da Liga dos Campeões, mas há outras hipóteses a considerar, como o reforço do meio-campo e a mudança tática para 4x3x3, com Galeno, Taremi e Namaso ou Evanilson no ataque.
No Inter, Simone Inzaghi teve uma má notícia antes da viagem para o Porto, relacionada com a lesão do lateral Gosens. O técnico italiano deverá apostar no mesmo onze do jogo de há três semanas em Milão.