Emanuel Duarte resiste a todos os ataques e entra para o palmarés do GP O Jogo
É "só o começo" para Emanuel Duarte. Pelo menos, assim espera o corredor da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, depois de ter sido o grande vencedor do 12.º Grande Prémio de Ciclismo O Jogo, que terminou este domingo, em Paredes. O uruguaio Mauricio Moreira, que venceu a edição anterior, conquistou a derradeira etapa.
Corpo do artigo
Foram 136,3 quilómetros nervosos e táticos, na última tirada do 12. Grande Prémio O Jogo. Emanuel Duarte da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car partiu do Parque José Guilherme, em Paredes, vestido com a camisola amarela, mas de olho nos adversários. Tinha apenas um segundo de vantagem para Artem Nych (Sabgal-Anicolor) e um lote de outros corredores a 13 segundos da liderança. Por isso, sabia que iria ter uma etapa dura, mas a calma foi o trunfo.
A etapa começou logo com movimentações e, pouco a pouco, foi-se formando uma fuga numerosa. Os escapados chegaram a ter mais de 2.30 minutos de vantagem para o pelotão, mas a temível subida ao Viso rapidamente desfez as ambições do grupo. Razões para festejar só teve mesmo André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO), que ao integrar a fuga passou em terceiro lugar na contagem de montanha e venceu o prémio de melhor trepador. O corredor de 19 anos, natural de Barcelos, cumpriu um sonho neste Grande Prémio O Jogo.
Com o pelotão partido pelo Viso, começaram os ataques entre os principais candidatos à vitória da corrida. Emanuel Duarte integrou o novo grupo de protagonistas, onde também ia Artem Nych e Mauricio Moreira, e resistiu a todos os ataques. Já depois do último prémio de montanha da prova, em Barrosas, o uruguaio da Sabgal-Anicolor tentou novamente desgastar o camisola amarela e atacou, mas a missão não teve o efeito desejado. Final agridoce para Mauricio Moreira, que cruzou a meta isolado e conquistou a etapa, mas sem conseguir o objetivo de entregar o GP O Jogo a Artem Nych.
Passado 1.01 minutos de "Mauri" chegar a Paredes, o camisola amarela dobrou a meta e garantiu a conquista. Emanuel Duarte inscreveu o nome da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car no palmarés do Grande Prémio O Jogo. Artem Nych (Sabgal-Anicolor) e Pedro Pinto (Efapel) completaram o pódio.