Final da Taça de Portugal pode dar o 10.º título ao técnico portista, que nunca ganhou mais de dois na mesma temporada.
Corpo do artigo
Perdido o título nacional para o Benfica, os dragões apontam agora baterias à final da Taça de Portugal, marcada para o próximo domingo, no Estádio Nacional, diante do Sporting de Braga (17.15 horas).
Um triunfo na segunda competição mais importante do futebol português selaria uma época "positiva" para o clube azul e branco, definida como tal por Sérgio Conceição após o jogo de sábado com o Vitória de Guimarães. O técnico portista referiu-se aos dois troféus já conquistados em 2022/23 (Supertaça e Taça da Liga), aliados à presença nos oitavos de final da Champions e ao apuramento direto para a próxima edição da liga milionária, via segundo lugar do campeonato, que valerá cerca de 40 milhões de euros à SAD azul e branca.
Se ganhar no Jamor, Conceição voltará a fazer história a nível pessoal, pois, nos cinco anos anteriores como treinador do F. C. Porto, nunca conseguiu ganhar mais de dois troféus na mesma temporada, apesar de já somar nove, um recorde no clube da Invicta: ganhou o campeonato em 2017/18, a Supertaça em 2018/19, o campeonato e a Taça de Portugal em 2019/20, a Supertaça em 2020/21, o campeonato e a Taça de Portugal em 2021/22, para além da Supertaça e da Taça da Liga em 2022/23.
De resto, os dragões não ganham três ou mais títulos numa época há 12 anos, desde 2010/11, quando conquistaram o campeonato, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Liga Europa, sob o comando de André Villas-Boas.
João Mário tenta recuperar
Sérgio Conceição deu dois dias de folga ao plantel portista após a última jornada da Liga, pelo que a final da Taça só começará a ser preparada a partir de terça-feira no Olival.
João Mário continua a ser o único cliente do departamento médico, embora os próximos dias ainda possam deixar em aberto uma eventual disponibilidade do lateral-direito para o jogo com o Braga, o que interromperia um período de dois meses afastado das opções do treinador devido a uma lesão no joelho direito.
Mesmo que João Mário recupere, o plano inicial de Conceição para a final deverá passar pelo onze que defrontou o V. Guimarães, com Pepê na lateral.