Artur Jorge e Sérgio Conceição, que orientam Braga e F. C. Porto, respetivamente, têm domingo o quarto confronto nos bancos. Histórico contém todos os resultados possíveis.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga-F.C. Porto, marcado para o próximo domingo (17.15 horas, RTP1), no Estádio Nacional, em Oeiras, jogo que definirá o vencedor da segunda prova portuguesa de clubes, colocará frente a frente os técnicos Artur Jorge e Sérgio Conceição, que orientam arsenalistas e portistas, respetivamente.
A final da Taça de Portugal de 2022/23 será o quarto duelo nos bancos, entre os dois treinadores, sendo que pela primeira vez se defrontam num encontro com estas características.
Até aqui, os três duelos entre ambos aconteceram em jogos para a Liga, em que na ocasião cada equipa saboreou um triunfo cada, tendo havido ainda um empate.
O primeiro confronto aconteceu a 25 de julho de 2020, no fecho da mais atípica Liga de sempre. A pandemia suspendeu a prova de março até junho, mas o reatar da prova, para a realização das 10 rondas finais, acabaria por ditar um duelo no banco na pedreira, que seria impensável meses antes.
Substituto de Custódio Castro, Artur Jorge assumiu o comando do Braga a cinco jornadas do fecho do campeonato e, na última jornada, a equipa minhota recebeu o F.C. Porto, que já tinha o título de campeão nacional garantido. Bem diferente era a questão para os guerreiros, ainda envolvidos na luta pelo terceiro lugar, posição que acabaram por assegurar, dado que venceram este jogo por 2-1. Uribe adiantou cedo os portistas, mas, na segunda parte, Ricardo Horta e Fransérgio marcaram e viraram o jogo a favor dos minhotos.
Artur Jorge foi entretanto substituído por Carlos Carvalhal no comando técnico do Braga, mas retomou funções no último verão. Então, reatou, também, o duelo com Sérgio Conceição, com quem se cruzaria novamente a 30 de setembro de 2022, na oitava jornada da Liga 2022/23. Com 2-0 ao intervalo, o F.C. Porto recebeu e venceu os arsenalistas por 4-1. Evanilson e Eustaquio marcaram no primeiro tempo para os dragões, depois Pepe reduziu para 1-2 com um autogolo, tendo Pepê e Galeno fixado o resultado final. De recordar que, já com o marcador em 3-1, o guarda-redes´Matheus foi expulso, por travar Taremi, que seguia isolado em direção à baliza dos minhotos.
Finalmente, a 19 de março deste ano, para a 25.ª jornada, Braga e F.C. Porto empataram (0-0), resultado que, na altura, atrasou as duas equipas, na luta pelo título.
Preparação
Dragões de volta ao Olival apenas sem João Mário
O plantel principal do F.C. Porto regressou ao trabalho no Olival, já com o foco virado para a final de domingo, da Taça de Portugal, frente ao Sporting de Braga. Os portistas, que procuram o bis na prova após o êxito na época passada, estão quase na máxima força, para o encontro que vai marcar o adeus a 2022/23. Apenas João Mário, ainda em fase de tratamento a uma lesão muscular, continua entregue ao departamento clínico dos azuis e brancos. Para hoje está marcado novo treino (11 horas), novamente no Olival.
Ecos
Ex-dragão vence troféu em França
Herói do F. C. Porto na conquista da Taça de Portugal de 2019/20, Chancel Mbemba foi eleito o melhor jogador africano da Ligue 1. O central, que bisou na final com o Benfica (2-1), joga agora no Marselha e venceu o troféu Marc-Vivien Foé, sucedendo a Seko Fofana, do Lens.
Dupla da defesa a tentar recuperar
Vítor Tormena e Borja, dois dos três jogadores que não estão a 100% no Braga têm hipóteses de integrar as opções do técnico Artur Jorge, para a final de domingo. Já Sequeira, que esta semana foi submetido a uma artroscopia, é baixa garantida.
