Faz hoje, sexta-feira, um mês, o F. C. Porto comunicava à CMVM que André Villas-Boas seria o novo treinador para as próximas duas épocas. E hoje o jovem técnico será o centro das atenções no arranque dos trabalhos da pré-época. Cabe-lhe levar o dragão ao título.
Corpo do artigo
Quarenta e seis dias depois, os jogadores do F. C. Porto regressam aos treinos. Acabaram as férias, é tempo de voltar a exercitar os músculos, apurar o físico e ganhar novas rotinas tácticas sob a orientação de André Villas-Boas, de 32 anos, o treinador mais jovem desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube. O técnico pretende dar um cunho pessoal à equipa, um sentido de jogo mais estético e alegre, em contraposição com o estilo anterior e que marcou o legado de Jesualdo Ferreira.
Por isso, inicia-se hoje uma nova era do dragão, ferido no orgulho por ter perdido a possibilidade de ganhar o pentacampeonato. A equipa vai atacar ferozmente a conquista do título nacional, o grande objectivo traçado pelos responsáveis, mas dentro de uma filosofia futebolística mais acutilante. Será essa a linha orientadora a enraizar, quando os jogadores se apresentarem no Centro de Treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia, onde está agendada a primeira sessão de trabalho da pré-temporada, apenas aberta à comunicação social.
Kieszek pode ser a novidade
Mas ainda não será hoje que os principais rostos do plantel estarão às ordens da novíssima equipa técnica liderada por Villas-Boas e composta por Vítor Pereira, José Mário Rocha, Pedro Emanuel e Wil Coort. Os uruguaios Jorge Fucile e Álvaro Pereira ainda estão ao serviço da sua selecção no Mundial, enquanto os portugueses Beto, Bruno Alves, Rolando e Raul Meireles começaram ontem o período de férias depois de terem representado a equipa das quinas. Só depois do estágio em Marienfeld, na Alemanha, que se inicia de hoje a uma semana, estes jogadores irão apresentar-se.
Por isso, durante esta fase, seis jovens dragões criados na formação do clube – Diogo Viana, André Pinto, Castro, Ukra, Samir e Ventura – vão estar às ordens de André Villas-Boas e mostrar-lhe todos os argumentos técnicos para seduzir as exigências do treinador. O reforço Souza, médio contratado ao Vasco da Gama, será uma das atracções no arranque dos trabalhos, assim como central Sereno, oriundo do Valladolid. E o guarda-redes do Braga, Pawel Kieszek, referenciado pelo F. C. Porto, pode ser outra das novidades, pois ontem nem sequer foi utilizado no amigável com o Melgacense.
No Brasil, o avançado Walter ainda aguarda luz verde para rumar ao Dragão, enquanto Kléber continua ligado ao Marítimo. “Não há nenhuma evolução. Só faltam acertar detalhes para a transferência do Walter ser fechada”, disse Newton Drummond, dirigente do Internacional.