Benfica e F. C. Porto iniciam as dez jornadas finais de ataque ao título. Com mais dois pontos e vantagem no confronto direto, águias têm ainda a favor o facto de jogarem seis vezes em casa.
Corpo do artigo
Disputado o clássico que deixou o Benfica na frente do campeonato, com dois pontos de avanço sobre o F. C. Porto e vantagem no confronto direto, os dois grandes candidatos ao título preparam-se para começar a jogar as últimas dez jornadas, com os dragões a visitarem amanhã o Feirense e as águias a receberem depois de amanhã o Belenenses.
Na teoria, é na Luz que há mais razões para sorrir com o calendário, pois a equipa de Bruno Lage jogará em casa seis das dez partidas que tem pela frente (Belenenses, Tondela, Vitória de Setúbal, Marítimo, Portimonense e Santa Clara), tendo apenas de se deslocar aos estádios de Moreirense, Feirense, Braga e Rio Ave.
A visita à "pedreira", a quatro jornadas do fim, será, no papel, a mais complicada para os lisboetas, só que o F. C. Porto também terá de lá ir, num dos cinco jogos fora que possui na agenda (Feirense, Braga, Portimonense, Rio Ave e Nacional). Os outros cinco são no Dragão, sendo que a última jornada reserva aos portistas um clássico em casa com o Sporting. Antes disso, a equipa de Sérgio Conceição receberá Marítimo, Boavista, Santa Clara e Aves.
A sete pontos da liderança, o sonho do título ficou distante para o Braga depois dos resultados das últimas semanas, mas, mesmo que já não se consigam aproximar da frente, os arsenalistas irão sempre desempenhar um papel importante na corrida pela liderança, nos já referidos jogos em casa com F. C. Porto (27.ª jornada) e Benfica (31.ª). Com menos dez pontos do que as águias, o Sporting também já tem poucas possibilidades de se intrometer na luta pelo título, faltando saber se o jogo no Dragão, na derradeira ronda, ainda terá peso nas contas finais.
Para abril estão marcados os jogos da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (Sporting-Benfica e Braga-F. C. Porto), sendo que o embate entre minhotos e dragões deverá realizar-se poucos dias depois de as duas equipas se defrontarem no campeonato.
UEFA
Europa coloca os plantéis dos dois candidatos à prova
Apurado para os quartos de final da Liga dos Campeões, mas ainda sem adversário definido, o F. C. Porto terá jogos a 9/10 e 16/17 de abril, com uma visita a Portimão pelo meio. Se der a volta à eliminatória da Liga Europa com o Dínamo de Zagreb, na próxima quinta-feira, o Benfica disputará os "quartos" da segunda prova da UEFA nos dias 11 e 18 de abril, recebendo o V. Setúbal entre os dois jogos europeus.