Eurobasket: quem são os craques da NBA que tentam chegar à glória europeia?
Começa esta quarta-feira o Eurobasket, com Portugal a entrar em ação logo no primeiro dia frente à Chéquia (12.45 horas na RTP2). A prova só termina a 14 de setembro, sendo a Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia os países onde se disputa, com algumas das maiores estrelas do mundo presentes para tentar conquistar o título de melhor da Europa.
Corpo do artigo
O Campeonato da Europa de basquetebol deste ano fica desde logo marcado pela presença de alguns dos nomes mais sonantes da NBA, com o maior número de estrelas de sempre em prova. Várias seleções europeias chegam reforçadas por astros da liga norte-americana, mesmo com ausências de peso (como Victor Wembanyama dos San Antonio Spurs e Rudy Gobert dos Minnesota Timberwolves pela França), o leque de talentosos jogadores da NBA em competição é impressionante, com MVP's, campeões e nomes emergentes no maior palco do mundo.
Campeão da NBA em 2022/23 e por três vezes MVP da liga, Nikola Jokic chega ao EuroBasket como possivelmente o melhor jogador do Mundo na atualidade. Com o poste dos Denver Nuggets, a Sérvia é uma das grandes candidatas ao título, tendo um dos plantéis mais talentosos e depois de terem deixado escapar a final olímpica de 2024 numa derrota dramática contra os EUA, Jokic quer devolver a glória à sua nação.