Portugal perdeu frente à Sérvia por 80-69, em Riga, na Letónia, mas mostrou muita competitividade frente a uma das candidatas ao título do Eurobasket e repleta de jogadores da NBA.
Corpo do artigo
Motivados pela vitória inaugural frente à Chéquia (62-50), a seleção portuguesa entrou muito bem e a dado momento disputou o jogo taco a taco com a gigante Sérvia. Ao fim do primeiro período, a diferença era apenas de quatro pontos (19-23) e ao intervalo de 10 (33-44).
Já na segunda parte, os sérvios, numa mistura de jogadores das grandes equipas europeias e alguns da NBA, com destaque para o poste Nikola Jokic (Denver Nuggets), fugiram um pouco no marcador (49-64), mas não abalaram o estado anímico dos jogadores portugueses, que entraram no último e derradeiro período determinados a encurtar diferenças.
Com pouco mais de um minuto no cronómetro, os lusos chegaram a estar a perder apenas por sete pontos, contudo, dois triplos da formação dos Balcãs acabaram por colocar uma pedra no assunto.
Jokic foi o destaque com 23 pontos, 10 ressaltos e quatro assistências. Já na comitiva portuguesa, Diogo Brito deitou para trás das costas a estreia mais tímida e marcou 22 pontos, juntamente com nove ressaltos e duas assistências.
No sábado, às 19.15 horas, Portugal volta a entrar em campo para defrontar a Turquia.