A seleção portuguesa de basquetebol, provisoriamente no quinto lugar, defronta esta segunda-feira a coanfitriã Letónia, em encontro da quarta jornada do Grupo A do Campeonato da Europa de basquetebol, marcado para a Xiaomi Arena, em Riga.
Corpo do artigo
O cinco de Mário Gomes entrou em prova com um triunfo por 62-50 sobre a República Checa, mas, depois, sofreu dois desaires consecutivos, em dias sucessivos, perante a Sérvia (69-80) e a Turquia (54-95), duas das favoritas à vitória na prova.
Liderada por Kristaps Porzingis - que nas duas últimas épocas jogou com o português Neemias Queta nos Boston Celtics, na mesma posição, conquistando a NBA em 2023/24 -, a Letónia é terceira, mas também com apenas um triunfo, face à Estónia (72-70), entre desaires frente a turcos (73-93) e sérvios (80-84).
A formação letã é a atual nona classificada do ranking mundial, 47 lugares acima de Portugal, e vai ter, certamente, o apoio entusiástico de cerca de 11.000 espetadores.
Mesmo que sofra o terceiro desaire consecutivo, o conjunto das quinas continua na corrida ao apuramento para os oitavos de final, ao qual têm acesso os quatro primeiros do agrupamento, precisando, então, de bater a Estónia, na quarta-feira.
Depois de três jornadas, Turquia e Sérvia, já apuradas, somam seis pontos, mercê de três triunfos, enquanto Letónia, Estónia e Portugal contam quatro e a República Checa três.
O encontro entre Portugal, que cumpre a quarta presença na fase final, depois de 1951, 2007 e 2011, e a Letónia, da quarta jornada do Grupo A do Eurobasket2025, tem início às 18:00 locais (16:00 em Lisboa), na Xiomani Arena, em Riga.
A 42.ª fase final do Europeu começou na quarta-feira e termina em 14 de setembro, disputando-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice (Polónia).