F. C. Porto bate Sporting e revalida título da Taça de Portugal de basquetebol
Dragões não deram hipóteses aos leões (94-73) e voltaram a conquistar o troféu na final da Taça de Portugal, que ficou marcada pela demora na reposição da tabela. É o 16.º título dos portistas nesta competição.
Corpo do artigo
O F. C. Porto concretizou a revalidação do título da Taça de Portugal ao bater o Sporting (94-73) na final realizada no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Miguel Queiroz foi importantíssimo, acabando com um duplo-duplo (20 pontos e 12 ressaltos) e levantando o 16.º troféu da história do clube na prova rainha.
Com a presença do presidente André Villas-Boas, sendo que também acomapanhou a vitória nas "meias", os dragões continuaram com o fogo do encontro de ontem, abrindo uma vantagem de nove pontos (17-8) a meio do primeiro quarto, ultrapassando a vantagem inicial dos leões (2-8).
A faltar pouco mais de oito minutos para acabar o segundo quarto, o vidro da tabela sportinguista estalou na sequência de um toque de Ludgy Debaut, que tentou remendar o aro, após o afundanço de Nick Ward, que deixou a tabela fora de sítio. Na altura em que o encontro foi retomado, o F. C. Porto vencia (22-18) e a situação acabou por ficar insólita já que a equipa portista foi aquecendo com tiros ao cesto, enquanto a sportinguista fazia uma espécie de ativação, sendo que a organização demorou largos minutos a retirar a tabela danificada e a realizar a limpeza do pavilhão.
Após 36 minutos de interrupção, retoma a partida com os dragões a reagirem melhor e a chegarem ao intervalo totalmente por cima do jogo (44-31). Na vinda dos balneários, a maré não mudou. O Sporting continuou a cometer erros no ataque, com os portistas a aproveitaram no contra-ataque rápido (16 pontos depois dos turnovers).
No início do último período, já estava vacinado o vencedor, com o F. C. Porto a vencer por 17 pontos (64-47). A partida não mudou de rumo e acabou com a vitória dos azuis e brancos.
Quinta dos Lombos derrotou o Benfica na final feminina
As águias falharam a revalidação da Taça de Portugal feminina ao perder contra o Quinta dos Lombos (75-65), com a norte-americana Maddi Utti (23 pontos) em grande destaque. É o quarto troféu conquistado pela formação de Cascais, que venceu a prova rainha em 2010/11, 2019/20 e 2022/23.