Clube subiu de divisão e angaria fundos em eventos com a comunidade lusa. Tesoureiro é o capitão de equipa.
Corpo do artigo
Chama-se F. C. Porto Bruxelas e joga todas as semanas para elevar o prestígio azul e branco na Bélgica. Sem ligação à Casa do F. C. Porto da capital belga, que chegou a ganhar dois Dragões de Ouro, mas entretanto fechou, o clube fundado em 1994 acompanhou os títulos conquistados pelos portistas na época passada e sagrou-se campeão da 3.ª Divisão Provincial, subindo pela primeira vez a um escalão equivalente ao Campeonato de Portugal.
"Não é fácil manter o clube em atividade, devido às dificuldades financeiras que a covid agravou, mas fazemos isto por amor ao F. C. Porto. Angariamos dinheiro em eventos que organizamos com associações de portugueses aqui na Bélgica e vamos tentar que o nosso clube não deixe de existir", conta, ao JN, Alexandra Azevedo, que ajuda o marido e presidente, Carlos, a conduzir os destinos do F. C. Porto Bruxelas.
"Gostava muito de ir ver o jogo em Bruges, mas não foi possível arranjar bilhetes. "Mas o meu maior sonho era poder conhecer o Sérgio Conceição e dar-lhe um abraço por tudo o que tem feito pelo F. C. Porto. É um grande treinador e, além disso, tem aquela mística de que o nosso clube bem precisa", acrescenta.
Sérgio Conceição tem feito milagres
O tesoureiro do clube também é, aos 40 anos, o capitão de equipa. "Sou o mais velho. Os outros jogadores têm entre 22 e 27 anos. Há portugueses, mas também brasileiros, turcos e congoleses. Somos quase todos adeptos do F. C. Porto, mas também há quem seja do Benfica e do Sporting. Costumamos juntar-nos em cafés e restaurantes para ver os jogos dos nossos clubes. Treinamos duas vezes por semana e fomos a primeira equipa portuguesa a subir à 2.ª Provincial", afirma Sérgio Costa, empresário da área da limpeza.
"Não andamos nisto para ganhar a vida. Há jogadores que trabalham por conta própria, como eu, mas outros trabalham nas obras. O único apoio que temos do F. C. Porto é o desconto de 30% na compra dos equipamentos", refere, revelando que estará em Bruges a assistir ao jogo de hoje.
"Há mais de um mês que encomendámos 50 bilhetes ao F. C. Porto, mas não tivemos resposta. Eu arranjei para mim por meios próprios. Acho que o F. C. Porto vai ganhar. O que aconteceu no jogo do Dragão com o Brugge foi muito mau, mas desta vez será diferente", prevê Sérgio Costa, com elogios para o trabalho do técnico portista: "Sérgio Conceição tem feito milagres. Em relação à época passada, saíram jogadores importantes, mas ele tem conseguido sempre fazer excelentes trabalhos".