É algo inusitado, mas o F. C. Porto e o Braga terão pelo caminho cinco adversários em comum na fase regular da Liga Europa. É o caso da Lazio, do Maccabi Tel-Aviv, do Bodø/Glimt, do Olympiacos e do Hoffenheim. Dragões recebem, ainda, os ingleses do Manchester United.
Corpo do artigo
Foi realizado esta sexta-feira no Mónaco o sorteio da edição 2024/25 da Liga Europa. Numa época em que a UEFA lançou um novo modelo competitivo, a ser implementado em todas as provas, uma particularidade não escapou aos olhos de todos os portugueses: dragões e arsenalistas partilham cinco adversários.
O F. C. Porto irá defrontar, o Manchester United (casa), Lazio (fora), Olympiacos (casa), Maccabi Tel-Aviv (fora), Midtjylland (casa), Bodø/Glimt (fora), Hoffenheim (casa) e Anderletch (fora).
Por sua vez, o Braga tem pelo caminho a Lazio (casa), Roma (fora), Maccabi Tel Aviv (casa), Olympiacos (fora), Bodø/Glimt (casa), Union SG (fora), Hoffenheim (casa) e Elfsborg (fora).
Desta forma, os portuenses voltam a reencontrar o Manchester United e a Lazio que estiveram pelo caminho na conquista de duas glórias europeias. Em 2003, os comandados de José Mourinho bateram os romanos, na meia final da Taça UEFA, por 4-1. Um ano depois, os red devils, nos oitavos de final da Liga dos Campões, por 3-2, graças a um golo de Costinha, quando se queimavam os últimos cartuchos em Old Trafford.
Já minhotos defrontaram os dois conjuntos romanos, com a particularidade que Carlos Carvalhal reencontra os gregos do Olympiacos.