F. C. Porto: limpar a face numa noite de oportunidades para vislumbrar os "oitavos"
Dragões tentam corrigir imagem do jogo anterior com o Liverpool. Gestão nos "reds" pode abrir portas da próxima fase da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
Com a fase de grupos da Champions a entrar na fase decisiva, eis que o F. C. Porto volta a defrontar o Liverpool, desta vez na cidade dos Beatles, à procura de um resultado diferente daquele que se registou no Dragão. A equipa de Sérgio Conceição reagiu muito bem a essa partida, com quatro pontos somados nos duelos com o Milan, e entra em Anfield no segundo lugar do Grupo B, com tudo em aberto na luta pela passagem aos oitavos de final.
Existem muitas contas para clarificar, mas há uma hipótese que não se coloca, qualquer que seja o desfecho deste jogo, que é a da eliminação portista. Mesmo que volte a ser derrotado pelo Liverpool, o F. C. Porto nunca dependerá de terceiros na última jornada, sabendo que uma vitória em casa sobre o Atlético de Madrid, daqui a duas semanas, lhe garantirá o apuramento. Num cenário de sonho, os dragões até poderão sair de Anfield qualificados, se ganharem e o Atlético perder com o Milan. Isso significaria fazer história, pois o F. C. Porto nunca ganhou um jogo das provas europeias em solo inglês, após 21 tentativas.
Já apurado e com a liderança do grupo garantida, o Liverpool deverá gerir o plantel neste reencontro com os portistas, conforme foi assumido por Jurgen Klopp, e assim diminuir o fosso existente entre as duas equipas, bem patente no jogo disputado no final de setembro. Sem esquecer o lesionado Firmino, nomes como os de Arnold, Robertson, Fabinho, Henderson, Keita, Mané e Jota poderão ser poupados pelo técnico alemão, já a pensar na receção de sábado ao Southampton.
A confirmar-se, apesar de os "reds" terem outras soluções de qualidade à disposição de Klopp, o F. C. Porto terá uma boa oportunidade para equilibrar as forças e tentar uma surpresa em Anfield, que lhe assegure desde já a passagem ou, no mínimo, a chegada ao último jogo em vantagem sobre o Atlético de Madrid.
Do lado azul e branco, Pepe é a grande dúvida de Sérgio Conceição, devido a uma lesão na perna esquerda, e o treinador português afirmou que vai esperar quase até à última hora para saber se pode contar com o capitão. Em caso afirmativo, o central seria um reforço de peso em relação ao jogo em que o F. C. Porto foi goleado pela equipa inglesa, para o qual também esteve em dúvida, acabando por ficar de fora depois de se ressentir de um problema físico no aquecimento.
Fábio Cardoso está de prevenção, para repetir a titularidade diante do Liverpool, mas desta vez em dupla com Mbemba. Do meio-campo para a frente, Conceição tem todas as opções disponíveis, contando com a grande forma de Luiz Díaz como arma para desestabilizar a defesa adversária.