
Pinto da Costa liderou o F. C. Porto entre 1982 e 2024
Foto: Leonel de Castro
Galardão "Dragão de Honra" foi atribuído ao lendário presidente portista, falecido em fevereiro.
Corpo do artigo
Na gala dos Dragões de Ouro, que decorreu esta segunda-feira à noite no pavilhão Dragão Arena, o F. C. Porto prestou uma homenagem póstuma a Jorge Nuno Pinto da Costa, lendário presidente do clube, falecido a 15 de fevereiro deste ano vítima de doença prolongada, atribuindo-lhe a distinção "Dragão de Honra", que já tinha recebido em vida em duas ocasiões.
Recorde-se que Pinto da Costa liderou os destinos do F. C. Porto durante 42 anos, entre abril de 1982 e abril de 2024, tendo conduzido o clube à conquista de sete títulos internacionais, para além de 23 campeonatos nacionais, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças e 1 Taça da Liga, num total de 68 títulos só no futebol.
O filho mais velho, Alexandre Pinto da Costa, escreveu uma mensagem, que foi lida em direto na gala por um funcionário do F. C. Porto, e o prémio será depositado no museu do clube.
Também a título póstumo, o F. C. Porto homenageou Jorge Costa, antigo capitão e dirigente do emblema azul e branco, que morreu a 5 de agosto vítima de uma paragem cardiorrespiratória, com o prémio "Recordação", entregue por Villas-Boas e recebido, em nome do "Bicho", pela esposa Estela Costa e pelos três filhos.
Noutros galardões atribuídos nesta noite especial para o F. C. Porto, o ex-capitão João Pinto recebeu o prémio "Carreira" e o antigo médio Frasco o prémio "Vintage".

