Registo de 14 vitórias consecutivas da equipa de Sérgio Conceição é insuperável nos restantes campeonatos. Man. City ia em 12, mas empatou.
Corpo do artigo
Nem Bayern Munique, nem Paris Saint-Germain, nem Manchester City, nem Real Madrid ou Inter de Milão. Encontrar outra equipa capaz de acompanhar a vertigem vitoriosa do F. C. Porto é uma tarefa condenada ao fracasso. Os dragões estão numa série de resultados que não tem paralelo em nenhum dos outros campeonatos europeus e só na Bósnia e na Ucrânia há quem possa aspirar a algo semelhante. À falta de concorrência externa, Sérgio Conceição e companhia lutam contra eles mesmos, precisando de mais três vitórias para fixarem a melhor série de resultados do clube no campeonato.
Não é à toa que já há quem fale do atual F. C. Porto como um dos grandes da história portista. Internamente, pelo menos, os dados assim o dizem. Em 19 jornadas, os dragões somam 17 vitórias, ainda não perderam (há 47 jogos que isso não acontece na Liga) e só desperdiçaram quatro pontos, devido aos empates com Marítimo e Sporting. São 14 vitórias seguidas, algo que só aconteceu em outras três ocasiões, sendo que uma delas, em 2010/11, se prolongou até à 16.ª. Ora, esse marco nunca esteve tão ameaçado e será igualado se Marítimo e Arouca também não forem capazes de parar Luis Díaz, Otávio, Taremi, Vitinha, Fábio Vieira, Evanilson... A histórica 17.ª vitória consecutiva pode acontecer frente ao Sporting.
Até ao último fim de semana, só o Manchester City vivia um período tão produtivo, mas o Southampton impediu o 13.º triunfo seguido da equipa de Pep Guardiola. Assim, Zrinjski (Bósnia) e Shakhtar (Ucrânia), com nove e oito vitórias consecutivas, são as equipas europeias que mais se aproximam do impressionante registo portista.
Cinco triunfos com reviravolta
Cinco das 17 vitórias que os dragões acumulam na Liga aconteceram depois de o adversário marcar primeiro. Apenas o V. Guimarães, que derrotou o Estoril com a quarta reviravolta, se aproxima do registo portista.
Dragão é palco de série única
Entre as dez principais ligas europeias, são apenas oito as equipas que ainda não perderam a jogar no próprio estádio. No entanto, o F. C. Porto é a única que conta por vitórias todos os jogos em casa.
Poder de fogo que não acaba
O jogo com o Famalicão foi o sétimo consecutivo dos dragões a marcar três ou mais golos. O dragão está goleador como há muito não se via e é preciso recuar até 1984/85 para ver um registo melhor do que os atuais 51 golos marcados.