Marega leva seis tentos apontados ao Sporting e Nuno Santos soma três frente ao F. C. Porto. São setas apontadas às balizas no clássico.
Corpo do artigo
Clássico sem adeptos já lembra comida insossa, então se não houver golos a coisa fica ainda mais desconsolada. Tanto no F. C. Porto como no Sporting não faltam artistas com qualidade para decidir e atirar a bola para o aconchego das redes, mas nos atuais plantéis há dois nomes que se destacam: Marega e Nuno Santos. São eles que têm caprichado quando encontram um dos grandes rivais pela frente. O maliano já marcou seis vezes aos leões, ao passo que o extremo conta com três tiros certeiros na baliza azul e branca.
A veia goleadora de Marega despertou no Minho, com a camisola do Vitória e três golos aos leões. Dois aconteceram numa célebre partida do campeonato, que terminou empatada, 3-3, depois do Sporting ter estado na frente, por 0-3. Noutra ocasião, Marega garantiu a igualdade (1-1) em Alvalade. Ao serviço do F. C. Porto, o avançado tem sido um verdadeiro "caça-leões", tendo esta época apontado um golo na meia-final da Taça da Liga, em Leiria, que acabou por ser inglório face à reviravolta leonina (1-2). Na temporada anterior, o atacante deixou marca vincada nos dois clássicos, abrindo o ativo em Alvalade (1-2) e sentenciando o triunfo (2-0), no Dragão, que consumou o 29.º título nacional dos dragões.
Nuno Santos também já marcou esta época, no encontro da primeira volta, tendo aberto a contagem do clássico que acabou empatado, 2-2. Com a camisola do Rio Ave, o extremo já levava dois golos aos dragões, ambos em jogos da Liga, numa derrota, 1-2, e num empate, 2-2, que, na altura, acabou com as aspirações dos portistas em revalidar o título, na época 2018/19. Por estes registos, Marega e Nuno Santos serão preocupações acrescidas para os defesas do Sporting e F. C. Porto, respetivamente.
goleador de fora
Nos leões, há outro jogador que já marcou três vezes ao F. C. Porto, o brasileiro Luiz Phellype, mas o atacante encontra-se na fase final de uma recuperação prolongada. O avançado fez dois golos aos dragões quando ainda jogava no Paços de Ferreira e marcou no Dragão, numa derrota dos leões, por 2-1.
POR DENTRO
João Pinheiro apita
O juiz de Braga é o eleito pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o clássico. Tiago Costa e Nuno Eiras serão os assistentes e Artur Soares Dias estará no VAR.
Apoio máximo
A claque "Super Dragões" irá apoiar a equipa desde Espinho, onde o plantel estará em estágio, até ao Dragão. Haverá ainda uma coreografia nas bancadas e mensagens de apoio para Quintana.
Gaspar de saída
O empréstimo de Bruno Gaspar ao Vancouver Whitecaps, da Liga Norte-americana (MLS) está praticamente fechado. O jogador, de 27 anos, não era opção para o treinador Ruben Amorim.