F. C. Porto vence Benfica e é o primeiro finalista da Taça de Portugal de basquetebol
Triplos de Omlid levam dragões a bater águias (94-84) nas "meias" da Taça de Portugal. Ficam agora à espera do resultado do Sporting-Oliveirense para saber o adversário da final na defesa do título.
Corpo do artigo
Na reedição das finais de 2023/24, o F. C. Porto, detentor do título, bateu o Benfica, tricampeão nacional, por 94-84, nas "meias" da final four e é o primeiro finalista da Taça de Portugal, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Os dragões estão à espera do encontro que opõem Sporting à Oliveirense (hoje às 19 horas) para estudar o adversário da final de amanhã às 17 horas.
O Benfica começou com tudo e abriu uma vantagem de 4-17 logo nos primeiros minutos, que parecia indicar o rumo do jogo. Apesar da diferença no marcador e com a partida ainda a começar, os encarnados relaxaram e permitiram a reação surpreendente dos dragões.
A começar o segundo período, os azuis e brancos aproveitaram o apoio dos adeptos presentes em Matosinhos e não deram hipóteses à defesa vermelha e branca, ficando com uma vantagem de dez pontos, muito graças à liderança de Tanner Omlid e ao elevado aproveitamento da linha de três pontos.
No regresso dos balneários a maré não mudou. A partida acabou mesmo por cair para o F. C. Porto, que não largou a vantagem, com a incapacidade encarnada a ficar evidente. No final, o Benfica ainda encurtou a vantagem portista, mas o tempo já era escasso. O norte-americano Tanner Omlid brilhou (28 pontos e 50% de triplos), enquanto Broussard foi o mais inconformado das águias com 23 pontos.