Nova paragem do capitão do F. C. Porto significa a continuidade da dupla de centrais dos últimos nove jogos. David Carmo espreita a utilização na Taça de Portugal
Corpo do artigo
O retrocesso na recuperação de Pepe foi uma má notícia para Sérgio Conceição, cujos efeitos são atenuados pelo bom rendimento da dupla formada por Fábio Cardoso e Marcano nos últimos nove jogos dos dragões (oito vitórias e um empate, com apenas cinco golos sofridos).
O capitão portista voltou a parar, depois de ter sido operado anteontem ao braço esquerdo, para melhorar a consolidação óssea da fratura sofrida ao serviço da seleção portuguesa, e a ausência é garantida nas próximas partidas, o que abre caminho à continuidade de Fábio e Marcano como titulares no jogo de sábado com o Casa Pia.
Quanto a David Carmo, que não joga desde o empate com o Santa Clara, no final de outubro, vai manter-se fora do onze azul e branco, embora esteja à espreita de um possível regresso à competição na receção da próxima quarta-feira ao Arouca, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
O reforço mais caro do F. C. Porto no último defeso corria mesmo o risco de descer para o quarto lugar na hierarquia dos centrais ao dispor de Sérgio Conceição, mas a indisponibilidade de Pepe impede esse cenário.
Dúvida a meio-campo
Conforme era esperado, o capitão falhou o treino desta quarta-feira no Olival, encontrando-se, segundo o boletim clínico portista, em "fase de recuperação", depois de ter tido alta hospitalar.
As outras baixas no plantel às ordens de Conceição são Zaidu e Evanilson, sendo que o lateral-esquerdo está perto de voltar a ser opção, mais de dois meses depois de ter sofrido uma rotura nos adutores durante o jogo da Champions com o Atlético de Madrid. Quanto ao avançado brasileiro, ainda tem algumas semanas de recuperação pela frente.
Em relação ao onze para o duelo no Jamor com o Casa Pia, a maior incógnita reside no meio-campo. Recuperado da lesão muscular que sofreu ao serviço do Canadá e com o brilho pré-Mundial ainda bem fresco na memória, Eustaquio tem na mira o regresso à titularidade, mas Grujic tem dado boa conta do recado nos últimos jogos e a parceria com Uribe poderá ser prolongada, sendo certo que o médio canadiano terá oportunidades a breve prazo, em função do apertado calendário dos portistas em janeiro.