Arsenal confirma a contratação de Fábio Vieira, que se despede do F. C. Porto como a terceira maior venda do clube para Inglaterra.
Corpo do artigo
Está confirmada a primeira transferência de verão a envolver o F. C. Porto. Quatro dias depois de a SAD portista ter anunciado à CMVM um princípio de acordo para ceder o passe de Fábio Vieira ao Arsenal, por 35 milhões de euros, mais cinco por objetivos, o clube inglês oficializou a contratação do médio ofensivo, de 22 anos. Os "gunners" não divulgaram valores nem a duração do contrato, dizendo apenas que é de "longa duração", mas o vínculo será válido até 2027.
"O Arsenal é um clube histórico, de grande dimensão, e estou muito orgulhoso e feliz", afirmou Fábio Vieira, aos meios de comunicação oficiais do clube do norte de Londres, com referências a nomes famosos do passado do Arsenal: "É uma equipa que sempre admirei pela forma como joga. Há vários jogadores que foram passando por este clube e dos quais me recordo bem, como Bergkamp, Fàbregas ou Thierry Henry".
A despedida do F. C. Porto, cujos cofres ajuda a encher no papel da terceira maior transferência de sempre para a Premier League, apenas atrás de Luis Díaz (Liverpool) e Fábio Silva (Wolves), foi feita através das redes sociais. "Chegou ao fim a minha ligação a este enorme clube. Foram 15 anos de dragão ao peito. Cheguei um menino, ao clube que amo e que me incutiu valores essenciais para o homem e jogador que sou hoje", referiu, acrescentando que, nos azuis e brancos, conseguiu alcançar o que sempre sonhou, ou seja, ser campeão nacional: "Sinto-me eternamente grato ao F. C. Porto e a toda a nação portista que sempre me recebeu e acarinhou de braços abertos. São memórias e grandes amizades que vou guardar para sempre".
Na capital inglesa, a expetativa com a contratação do novo camisola 21 do Arsenal é enorme e o treinador Mikel Arteta não poupou nos elogios. "Estou muito entusiasmado por termos identificado e assinado um talento tão especial. O Fábio é um jogador muito criativo, que trará alta qualidade e versatilidade à nossa forma de atacar. Damos-lhe as boas-vindas e estamos ansiosos por começar a trabalhar com ele na nova temporada", afirmou o técnico espanhol.
Top 10 transferências do F. C. Porto para a Premier
Luís Diaz (Liverpool) 45 milhões
Fábio Silva (Wolves) 40 milhões
Fábio Vieira (Arsenal) 35 milhões
Anderson (Manchester United) 31,5 milhões
Mangala (Manchester City) 30,5 milhões
Ricardo Carvalho (Chelsea) 30 milhões
Imbula (Stoke City) 24,5 milhões
Ricardo Pereira (Leicester) 22 milhões
Diogo Dalot (Manchester United) 22 milhões
Bosingwa (Chelsea) 20,5 milhões