Pela primeira vez, ao longo de 87 anos de existência, o Famalicense tem uma equipa a disputar o campeonato nacional de sub-15.
Corpo do artigo
O Famalicense Atlético Clube (FAC) tem pela primeira vez uma equipa feminina a disputar o campeonato nacional de sub-15. Com 87 anos de existência, o clube acolhe a prática de várias modalidades e em diversos escalões de formação. No hóquei em patins, além de uma equipa sénior, o FAC tem múltiplos grupos de crianças e jovens a praticar a modalidade. Os mais pequenos começam a patinar aos três anos e iniciam depois a aprendizagem do hóquei em patins.
Apesar de contar com um leque diversificado, o clube nunca teve uma equipa feminina. Contudo, esta época reuniram-se as condições necessárias e decidiu apostar na formação de um plantel feminino para disputar o nacional sub-15. O conjunto integra jogadoras que fazem parte das equipas de formação do FAC e outras que atuam em equipas mistas noutros clubes, mas que vão alinhar pelo FAC neste campeonato. “Este projeto já estava pensado há algum tempo. Uma jogadora nossa já tinha sido cedida em épocas anteriores, porque não tínhamos atletas femininas suficientes para uma equipa. Neste momento temos aquilo que a federação considera como sendo o mínimo, e decidimos avançar em nome próprio e fazer jus ao clube”, explica José Afonso, coordenador da equipa.