Fernando Santos: "Se pensássemos só no adversário éramos uma equipa pequenina"
O selecionador nacional fez, este sábado, a antevisão ao jogo com a Bélgica, para os oitavos de final do Euro2020 e garantiu que a equipa portuguesa não só "vai manter os princípios" como ainda será "mais competente" do que o adversário.
Corpo do artigo
Os campeões europeus voltam a entrar em campo já este domingo para tentar garantir um lugar nos quartos de final do Europeu. Pela frente terão a Bélgica, um jogo que Fernando Santos considera uma "final" e no qual vincou que a equipa das quinas não pode baixar muito as linhas.
"Portugal tem sido uma equipa que faz golos, que raramente sofre. Esta é a matriz da equipa nacional. Quando recuperámos essa matriz de sermos fortes defensivamente, ficamos mais perto de ganhar. Temos de ser capazes de ser isso e ter atenção à Bélgica. Depois há jogadores que podem ter mais influência. Mas a Bélgica não marcará um jogador homem a homem, nem nós o vamos fazer. É importante não baixar muito as linhas, evitar as entradas dos laterais, evitar os remates de meia distância. É uma final e as finais não se jogam, ganham-se. Vamos ter um adversário muito competente, mas tenho a forte convicção de que vamos ser mais competentes", começou por dizer o selecionador nacional.
Vamos ter um adversário muito competente, mas tenho a forte convicção de que vamos ser mais"
No jogo diante da França, que Portugal empatou (2-2), Fernando Santos promoveu duas alterações, com as entradas de João Moutinho e Renato Sanches. Quanto ao onze diante da Bélgica, Fernando Santos não abriu o jogo mas salientou que "vai manter os princípios" da equipa das quinas.
"Se fizermos alterações na equipa, como fizemos no último jogo, é porque entendemos que naquele jogo e nas características que queríamos jogar, nós. Não podemos pensar só no adversário, porque se assim fosse éramos uma equipa pequenina. Entendi que devíamos refrescar a zona central do campo, com a entrada do João Moutinho e do Renato Sanches, amanhã vamos ver. A equipa descansou nestes quatro dias, vamos ter hoje o último treino, não sabemos o que pode acontecer e amanhã lá decidiremos quem são os 11 que vão para o campo, como podiam ir os outros, com a minha confiança absoluta neles", concluiu.
Não podemos pensar só no adversário, porque se assim fosse éramos uma equipa pequenina
João Moutinho: "A Bélgica é uma equipa muito coesa"
O médio João Moutinho, que esteve em destaque no jogo com a França, deixou elogios ao adversário dos oitavos e garantiu que as horas a menos de descanso da equipa portuguesa não vão prejudicar a exibição.
"A Bélgica é uma equipa muito coesa, mostrou isso durante a fase de grupos do Euro, marca e sofre poucos golos, mas vamos tentar impor o nosso jogo, para contrariar os seus pontos fortes e impor os nossos, para aproveitar eventuais brechas que possam ter, com o objetivo de vencer. Tivemos menos tempo para recuperar? Para mim, não pode ter peso. São mais dois dias, mas temos mais quatro dias para nos prepararmos. Já aconteceu o mesmo no Euro2016 e demonstramos que conseguimos recuperar bem e pôr toda a capacidade em jogo para conseguir a vitória", disse João Moutinho.
Portugal defronta, este domingo em Sevilha, a Bélgica para os oitavos de final do Euro2020. O pontapé de saída está marcado para as 20 horas.
13878292