O selecionador nacional Fernando Santos vai ser distinguido, a 18 de novembro, com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Corpo do artigo
Com a atribuição do grau honorífico, a UTAD quer destacar a pegada que Fernando Santos tem deixado no desporto português, assim como homenagear o seu percurso profissional e os resultados obtidos, recentemente, no campeonato da Europa de futebol.
Fernando Santos nasceu em Lisboa a 10 de outubro de 1954. A sua carreira desportiva começou em 1970, sendo jogador no Operário de Graça. Equipa à que se seguiriam o Desportivo de Graça, o Sport Lisboa, o Benfica, o Estoril e o Marítimo.
No ano de 1980, voltou ao Estoril, onde esteve como jogador até 1987, altura na que assumiu o cargo de treinador, levando a equipa à divisão de Honra e depois ao escalão principal do futebol nacional. Logo a seguir, esteve quatro temporadas no Estrela da Amadora, obtendo a melhor classificação de sempre na 1ª divisão. Em 1998, mudou -se para o Futebol Clube Porto, tendo conquistado o título nacional logo na sua primeira época.
Em 2001, trocou Portugal pela Grécia, onde treinou o AEK e o Panathinaikos. Entre 2003 e 2010, passou pelo Sporting, o AEK, o Benfica e o PAOK, tornando-se, em 2010, responsável pela seleção grega.
Em setembro de 2014 foi apresentado como treinador da seleção portuguesa, conseguindo a qualificação para o EURO 2016, competição que viria a vencer.