Os franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing venceram hoje a oitava edição do Norte Alentejano O' Meeting, prova pontuável para o "ranking" mundial de Orientação, que juntou mais de 600 atletas em Castelo de Vide.
Corpo do artigo
Thierry Gueorgiou partiu para a última etapa com uma desvantagem de 22 segundos sobre o suíço Daniel Hubmann, mas o número 1 mundial da modalidade conseguiu não só vencer a etapa como anular a diferença e sagrar-se vencedor da prova lusa.
"Penso que, atualmente, a minha forma física é bastante boa, mas não fiquei muito contente com a prova de ontem (sábado) e com os pequenos erros cometidos. Hoje, fiz uma orientação mais ativa, mais atento à leitura do mapa, tentar perceber melhor o terreno e as coisas acabaram por correr melhor", disse Gueorgiou.
O gaulês falou de dificuldades: "A prova de hoje foi bastante mais desafiante, mais exigente do ponto de vista técnico, a requerer uma leitura mais atenta e tomadas de opções em antecipação".
Conhecido na modalidade da Orientação pela alcunha de Tero, Gueorgiou recuperou hoje 45 segundos ao número 2 mundial, Daniel Hubmann, deixando-o a 23 segundos na classificação geral final.
Também Amélie Chataing, vencedora do NAOM do ano passado, em Nisa, teve de anular a desvantagem com que terminou no sábado.
"Fiquei bastante dececionada com os meus erros na etapa de sábado, mas estou bastante contente com a prova de hoje e com esta vitória. Foi uma prova fisicamente exigente, mas gostei muito do percurso, das mudanças de direção e do desafio da orientação em zonas com muito detalhe", disse a atleta francesa, que na classificação final registou um avanço de 1.06 minutos sobre a russa Anastasia Tikhonova.
A prova disputou-se ao longo de dois dias, sábado e hoje, sob a organização do Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e juntou mais de 600 atletas de 14 nacionalidades.