Ciclista venezuelano da RP/Paredes/Boavista teve uma ponta final de etapa demolidora e além de vencer na meta em S. Martinho de Mouros veste a camisola amarela da corrida.
Corpo do artigo
Francisco Peñuela (RP/Paredes/Boavista) é o primeiro líder do Grande Prémio Douro Internacional, depois de vencer a etapa inaugural de 141,5 quilómetros, com partida e chegada no concelho de Resende.
Numa jornada emocionante, e marcada pela dura subida ao alto de S. Cristovão, com mais de mil metros de altitude, a etapa teve diversas lideranças e foi marcada por várias fugas.
As decisões aconteceram mesmo no último quilómetro, quando Peñuela lançou um ataque letal, conseguiu isolar-se e cruzou a meta sem oposição.
O mais próximo do vencedor do dia foi Mathias Bregnhoj ((Sabgal/Anicolor), que chegou seis segundos depois, e Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé), que fechou o pódio de atraso com oito segundos de atraso.
Com as bonificações, Francisco Peñuela, o primeiro líder da corrida, tem agora, na geral, uma vantagem de 10 segundos para Bregnhoj e 14 para Tivani,
Este sábado, na segunda etapa, há uma ligação de 147,2 km, entre Santa Marta de Penaguião e Carrazeda de Ansiães.