Um golo de Lionel Messi, já nos descontos e de grande penalidade (90+4), deu a vitória ao FC Barcelona em casa do Valência, por 3-2, e colocou os catalães provisoriamente na liderança no campeonato espanhol.
Corpo do artigo
No Mestalla, este jogo da nona jornada esteve empatado até aos instantes finais, valendo ao atual campeão a falta do tunisino Abdennour sobre Luis Suárez, que permitiu a Messi cobrar a grande penalidade com êxito, apesar da estirada de Diego Alves para o lado certo.
O triunfo, num jogo em que esteve a perder por 2-1, depois de ter marcado primeiro, também por Messi, aos 22 minutos, deixa o "Barça" no primeiro lugar, com 19 pontos, mais um do que Real e Atlético Madrid, que só entram em campo no domingo.
No Valência, os internacionais portugueses João Cancelo e Nani foram titulares, bem como André Gomes no FC Barcelona, cedendo o seu lugar a Denis Suárez aos 71 minutos.
Depois do golo inaugural de Lionel Messi, El Haddadi (52) e o ex-benfiquista Rodrigo (56) provocaram a reviravolta no marcador já segunda parte, mas Luis Suaréz igualou aos 62 minutos.
Naquele que foi praticamente o último lance do jogo - para desespero do técnico Cesare Prandelli no banco do Valência - a grande penalidade salvou os campeões espanhóis.
O Real Madrid (18 pontos) recebe no domingo Athletic Bilbau e o Atlético Madrid (18 pontos) visita o Sevilha, com a equipa andaluz a dois pontos de FC Barcelona e a um de "merengues" e "colchoneros".
Andrés Iniesta sofre lesão no joelho
O médio do FC Barcelona Andrés Iniesta sofreu uma lesão parcial no ligamento lateral esquerdo do joelho esquerdo, aos 13 minutos, depois de ter sido atingido pelo argentino Enzo Pérez.
De acordo com os serviços médicos do FC Barcelona, citados pela agência Efe, a lesão também afeta cápsula posterior do mesmo joelho. O jogador será ainda submetido a mais exames em Barcelona.