Benfica e F. C. Porto têm mais casos pendentes. Jogadores podem decidir o próprio futuro a partir de janeiro.
Corpo do artigo
Dezembro afigura-se como o derradeiro mês em que as sociedades desportivas poderão encetar a renovação de contrato com futebolistas em final de contrato, sem correrem o risco de os visados escolherem o próprio futuro. A partir de janeiro, quem expirar o vínculo no fim de junho passa a ser livre de assinar por outro clube.
O lateral esquerdo Álex Grimaldo é o caso mais complicado do Benfica. Altamente valorizado nesta primeira metade da época, o jogador espanhol tem mercado e apesar do interesse do presidente Rui Costa em assegurar a respetiva renovação, não é certo que vá continuar na Luz. Segundo o site "Transfermarkt", Grimaldo, que está nos encarnados desde janeiro de 2016, é o jogador da Liga portuguesa com maior valor de mercado (20 milhões de euros) entre os craques em final de contrato. A cláusula de rescisão do defesa esquerdo, cifrada em 60 milhões de euros, pouca importância poderá ter dentro de poucas semanas.
No F. C. Porto, Mateus Uribe é o nome mais mediático entre os jogadores em final de contrato. O médio colombiano, que a SAD presidida por Pinto da Costa já tentou prolongar o respetivo vínculo, poderá comprometer-se com outro clube a partir de janeiro. Uribe, que está nos dragões desde a época 2019/20, vale 12 milhões de euros e tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
No Sporting, a principal pendência está relacionada com Luís Neto. Ao contrário de Grimaldo e Uribe, o perigo de fuga aqui é diferente, dado que o central tem 34 anos e, devido a lesão grave, não joga desde setembro. Contudo, o técnico Ruben Amorim já manifestou o interesse em manter o jogador no plantel leonino.
Voltando a falar do Benfica, Nicolás Otamendi é outro jogador de relevo, perto de entrar em fim de contrato. O central argentino, de 34 anos, vale três milhões de euros, sendo que a cláusula está fixada em 30 milhões. O também central John Brooks (EUA), que tem sido pouco utilizado, só tem vínculo até ao próximo verão. André Almeida (32 anos), esta época ainda sem jogar, deverá deixar a Luz.
No F.C. Porto há ainda os casos pendentes de dois centrais experientes: o capitão Pepe (39 anos) e Marcano (35), isto além de Manafá (28), sendo que este último tem jogado muito pouco.
Lá fora
Messi e Benzema entre os jogadores mais apetecíveis
Nas principais ligas europeias há vários jogadores de renome, em fim de contrato. O mais mediático é Lionel Messi (PSG), mas há outros craques perto do termo dos respetivos vínculos, como Karim Benzema (Real Madrid), Marcus Rashford (Manchester United), Jorginho (Chelsea) e Roberto Firmino (Liverpool). Também em relação a lusos a jogar lá fora há nomes como Diogo Dalot (Manchester United), Raphael Guerreiro (Borussia de Dortmund) e Nélson Semedo (Wolverhampton).
Por dentro
Dupla no Braga
Fora dos três grandes, o Sporting de Braga tem dois jogadores em final de contrato: o médio André Castro (34 anos) e o guarda-redes Tiago Sá (27). Jogadores como Fahd Moufi (Portimonense), Jhonder Cádiz (Famalicão) e Loreintz Rosier (Estoril), poderão justificar forte interesse.