Médio sérvio vai ganhar espaço com a saída de Matheus Uribe para o Catar e só uma improvável proposta de sonho poderá levá-lo do Dragão
Corpo do artigo
Marko Grujic é um dos nomes bem seguros no plantel portista para a próxima época. O médio, de 27 anos, está de pedra e cal entre as opções de Sérgio Conceição e a saída de Uribe para o Al Sadd, do Catar, abre espaço para ser mais utilizado em 2023/24. Isto mesmo contando com a forte possibilidade de os dragões se reforçarem no meio-campo durante o defeso, para colmatar a importante baixa do colombiano.
Nesse sentido, o internacional sérvio é, ao que o JN apurou, um dos "intransferíveis" para a SAD portista. Por outras palavras, só sairá do Dragão mediante uma proposta irrecusável, que não parece estar no horizonte, apesar de Grujic ter sido dado há poucos dias como alvo da Lazio pela imprensa italiana.
Com contrato até 2026, o sérvio já fez três épocas no F. C. Porto, a primeira por empréstimo do Liverpool e as duas seguintes já vinculado ao clube da Invicta. Em 2021, a SAD azul e branca voltou a conseguir que o médio fosse cedido pelo clube de Anfield, mas com uma cláusula de compra obrigatória, acionada em janeiro do ano passado, a troco de nove milhões de euros.
Mesmo "tapado" por Matheus Uribe, que sempre foi um dos indiscutíveis no onze de Conceição, Grujic mostrou muita utilidade nas últimas três temporadas, tendo feito 39 jogos em 2020/21 (18 como titular), 36 em 2021/22 (19 como titular) e 39 em 2022/23 (26 como titular).
A experiência no plantel portista, a evolução tática nestes três anos de F. C. Porto e o conhecimento dos métodos do treinador jogam a favor do sérvio em 2023/24, podendo dizer-se o mesmo de Eustaquio, embora o internacional canadiano esteja há menos tempo no Dragão (chegou há um ano e meio).
Seleção antes das férias
Depois de ter acabado a época com a conquista da Taça de Portugal (jogou os últimos minutos da final com o Braga), Grujic ainda vai representar a seleção sérvia antes das férias. O médio foi chamado para o amigável com a Jordânia (dia 16) e para o jogo na Bulgária (dia 20), este na fase de apuramento para o Euro 2024.