Braga soma 11 golos em três jornadas e é o melhor ataque da Liga. F. C. Porto tem média de três tentos marcados por jogo. Benfica um pouco abaixo disso.
Corpo do artigo
Colocar a bola no fundo das redes não tem sido tarefa muito complicada para o Braga e o F. C. Porto no arranque desta temporada. Os bracarenses possuem o melhor ataque da Liga, após as três primeiras jornadas, tendo anotado 11 golos - três contra o Sporting e o Famalicão e cinco frente ao Marítimo -, o que se traduz numa média de 3,67 tentos por jogo. A melhor réplica aos guerreiros neste campeonato é dada pelo F. C. Porto, que marcou igualmente cinco ao Marítimo e três ao Sporting, mas apontou apenas um ao Vizela, média redonda de três golos por jogo, que assim se mantém se contabilizados os três tentos ao Tondela na Supertaça.
O registo goleador dos comandados de Artur Jorge é o melhor de toda a história do emblema minhoto e é apenas a segunda vez no século XXI que uma equipa consegue 11 golos nas três primeiras jornadas. A outra foi o... Rio Ave, em 2014/15.
Os 12 golos apontados em quatro partidas oficiais igualam o segundo melhor arranque da era Sérgio Conceição. Em 2020/21, os dragões marcaram três golos ao Braga, cinco ao Boavista e dois a Marítimo e Sporting. Melhor registo só na época 2018/19, quando os portistas fizeram 13 golos em quatro jogos: três ao Aves e à BSAD, cinco ao Chaves e dois ao Vitória de Guimarães.
Com menos um jogo disputado no campeonato, face ao adiamento da receção ao Paços de Ferreira, nesta terceira jornada, o Benfica leva cinco golos marcados em dois encontros na Liga, o que se traduz numa média de 2,5 golos por jogo. A média sobe se considerarmos também os encontros das fases de qualificação para a Liga dos Campeões, totalizando 14 golos em cinco jogos, ou seja, 2,8 por partida.
Marítimo tem o pior registo desde 1975/76
Os cinco golos encaixados pelo Marítimo em Braga fazem a contagem subir para 12 nas primeiras três jornadas. É o pior arranque de uma equipa no campeonato desde 1975/76, quando o Leixões sofreu 13 golos.
Fim da série invicta do Santa Clara em casa
A derrota do Santa Clara frente ao Arouca (2-1) termina uma série de 12 jogos como visitado sem perder. O último desaire caseiro dos açorianos havia sido em novembro de 2021, com o F. C. Porto (0-3).
Arranque mais negativo do leão em 10 anos
Os quatro pontos, ao cabo de três jornadas, constituem o pior arranque do Sporting desde 2012/13. Nessa época, os leões tinham dois pontos na Liga, que terminaram na 7.ª posição.
A FIGURA...
Após duas jornadas em branco, o Casa Pia marcou pela primeira vez no regresso à Liga, 83 anos depois. A história fica escrita com o nome de Rafael Martins, que concluiu uma excelente jogada coletiva na vitória sobre o Boavista.
O caso
Não existe qualquer falta de Veron sobre Fatawu
Por Paulo Pereira, árbitro de futebol
F. C. PORTO 3-0 SPORTING
O árbitro cometeu um duplo erro no lance do golo anulado ao F. C. Porto já nos descontos do jogo frente ao Sporting. O primeiro foi assinalar uma falta que não existiu; o segundo foi não deixar o lance continuar, uma vez que Veron seguia em situação privilegiada para obter golo, tomando a sua decisão apenas quando a jogada estivesse concluída, a qual seria depois avaliada pelo vídeo-árbitro. Um erro de concentração já muito perto do final do encontro. O árbitro tinha o jogo totalmente sob controlo, o resultado estava definido e facilitou.