Gustavo Lima garantiu a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres2012 na Classe Laser Standard de Boltenhagen, Alemanha, conseguindo uma das 12 vagas disponíveis.
Corpo do artigo
Portugal vai estar representado em oito classes nos Jogos Olímpicos de Londres2012, fazendo o pleno das disciplinas em que se propôs: Star, 49er, "match-racing" feminino, 470, RS:X masculinos e femininos, Laser Radial e Laser Standard.
Gustavo Lima garantiu a presença no Laser Standard ao passar à Frota de Ouro no mundial da Alemanha: "Sabíamos que se passássemos ao grupo de ouro, dificilmente não estaríamos presentes em Londres. Não podíamos cometer erros graves que comprometessem o nosso único objetivo neste mundial, que era qualificar Portugal", afirmou o técnico Luís Rocha.
"Cumprimos o único objetivo que traçámos. Hoje é um dia histórico para mim e para a vela portuguesa. Qualificar o país antes de terminar o Campeonato do Mundo é fantástico", comentou o velejador.
Agora segue-se o processo de seleção nacional para a Classe Laser Standard, entre 2 e 9 de julho, em Weymouth, Inglaterra, no local do torneio olímpico de vela.
No entanto, Gustavo Lima tem praticamente assegurado a presença numa quarta edição olímpica, tal o avanço que já dispõe para o seu mais direto rival nas seleções nacionais, Rui Silveira.
Tiago Morais foi 40.º e 5.º e subiu ao 78.º posto, enquanto Rui Silveira foi desqualificado na primeira do dia e 25.º e está na 83.ª posição. Lidera o australiano Tom Slingsby.
No Mundial de 49er, que hoje teve início em Zadar, Croácia, a dupla Jorge Lima/José Luís Costa venceu uma regata e é sétima classificada da geral.
Em Hyéres, França, Afonso Domingos/Frederico Melo, com presença já assegurada em Londres 2012, foram 36.ºs na terceira regata do Mundial da Classe Star, que decorre até 11 de maio.
A dupla nacional está no 24.º lugar da geral. Comandam os britânicos Iain Percy/Andrew Simpson, com os brasileiros Robert Scheidt/Bruno Prada e os irlandeses Peter O'Leary/David Burrows são segundo e terceiro, respetivamente.
Jorge Lima/José Luís Costa iniciaram da melhor forma o Mundial de 49er, que decorre até 12 de Maio, em Zadar, Croácia. A dupla portuguesa venceu a primeira regata do campeonato e foi sexta nas duas seguintes, ocupando a sétima posição da geral.
Bernardo Freitas/Francisco Andrade estão no 40.º posto, depois de terem sido nonos, 11.ºs e 22.ºs.
Lideram os polacos Lukasz Przybytek/Pawel Kolod-zinski, seguidos dos alemães Tobias Schadewaldt/Hannes Baumann e de Jesse Kirk-land/Alexander Kirkland, das Bermudas.