Gyokeres: IFK ainda aguarda dinheiro do Sporting e o segredo do festejo
O IFK Aspudden-Tellus tem direito a 1% da transferência de Gyokeres, entre o Coventry e o Sporting, concretizada em julho de 2023, mas o dinheiro, cerca de 300 mil euros, a cargo dos leões, ainda não chegou à Suécia.
Corpo do artigo
O mecanismo de solidariedade da FIFA obriga os clubes de formação a serem ressarcidos e, para um emblema modesto, em que os jogadores e os treinadores não recebem salário, o impacto promete ser enorme. “É fantástico e tudo será devolvido às crianças através da aquisição de novo material e de infraestruturas. A nossa empresa é não lucrativa e todos são voluntários”, salientou, ao JN, Bjorn Thuressen, presidente do clube sueco. “Quando vamos receber? O processo é complicado, continuamos à espera e a recolher informação da FIFA. Creio que será de forma faseada, em cinco prestações, o equivalente ao tempo do contrato do Gyokeres”, explicou. Se se confirmar a possibilidade do avançado sair no verão, por 100 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão, haverá festa rija em Aspudden: “É algo impressionante”.
Face à repercussão mediática, Gyokeres tornou-se um ídolo e muitas crianças na cidade de Estocolmo já imitam o gesto que o avançado faz quando marca um golo: mãos entrelaçadas entre a boca, deixando apenas os olhos à mostra. O ritual foi repetido 41 vezes desde agosto e ninguém sabe a razão de o fazer, nem mesmo os amigos chegados. “Todos me fazem essa pergunta e eu não sei responder, se calhar só a família mais próxima sabe. Passou a ser uma imagem de marca”.