Há 20 anos, começava uma nova era: Cristiano Ronaldo estreava-se pelo Sporting
Faz este domingo 20 anos que Cristiano Ronaldo se estreou pela equipa principal do Sporting. De leão ao peito, disputou 31 jogos antes de assinar pelo Manchester United.
Corpo do artigo
Era uma tarde quente de agosto. O Sporting defrontava o Inter de Milão para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões quando, ao minuto 68, o treinador Lazslo Boloni decidiu substituir Toñito por um miúdo de 17 anos. E mal sabia que ia acabar por ser um momento histórico. Com a camisola 28 nas costas, Cristiano Ronaldo entrava para o relvado, num verão que estava a ser complicado para o clube de Alvalade, com vários jogadores importantes ausentes devido a lesões quando tentava garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Na altura, o menino franzino estava longe de ser conhecido como é hoje. Mas, apesar do jogo ter terminado empatado sem golos, o madeirense deixou marca, ao demonstrar o poder de desmarcação, capacidade de drible e sentido para a baliza. Na altura, Cristiano já tinha realizado uma excelente pré-época, ao conseguir marcar o primeiro golo no jogo amigável diante do Bétis, que os leões venceram por 3-2.
O jogo pode não ter tido um resultado desejado para os leões mas foi a primeira montra para Cristiano Ronaldo, que se estreou de leão ao peito logo na competição mais importante do futebol Europeu. E o resto... o resto é história. Um ano depois - CR7 ainda fez 31 jogos oficiais pelo Sporting e marcou cinco golos, além de ter entrado para a história por ter alinhado nos escalões de sub-16, sub-17, sub-18 e na equipa principal na mesma época - a 16 de agosto de 2003, o jogador já se estreava em Old Trafford pelo Manchester United e, a 20 de agosto do mesmo ano, vestiu pela primeira vez a camisola da seleção nacional.
Hoje, com, entre outros títulos, cinco Ligas dos Campeões, um campeonato europeu e uma Taça das Nações por Portugal e considerado cinco vezes o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo continua ligado ao Sporting: tem uma academia em nome próprio e, neste defeso, já se falou até num possível regresso a Alvalade. O que vai acontecer, ninguém sabe. Mas há uma certeza: o dia 14 de agosto de 2002, vai ficar para sempre marcado como uma nova era no futebol. Ou não fosse o início do trajeto de um dos melhores jogadores de todos os tempos.
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/videos/379496416904394/