Após dois jogos oficiais, os três avançados do plantel já marcaram em 2022/23. Toni Martínez pôs fim a jejum de um ano.
Corpo do artigo
Tondela e Marítimo foram as primeiras vítimas de um campeão que promete golos e que, pelas duas amostras já verificadas em 2022/23, contará com avançados eficazes e a colocarem em sentido as defesas contrárias. Nos dois jogos oficiais da temporada, os dragões marcaram oito golos, com Taremi, Evanilson e Toni Martínez a contribuírem com sete e a fazerem de Marcano a exceção à regra. No início de agosto, os três pontas de lança do plantel já fizeram o gosto ao pé, algo que, na temporada passada, só se verificou em outubro.
Depois de terem sido decisivos para a conquista da Supertaça, o trio foi determinante para a estreia auspiciosa do F. C. Porto na Liga. Destaque maior para Taremi e Evanilson - aparentemente intocáveis para Sérgio Conceição -, mas com Toni Martínez a provar que também pode ser importante. O jogador espanhol apontou sete golos em 2021/22, três deles no campeonato, conseguidos logo nas duas primeiras jornadas. Ou seja, com o tento ao Marítimo, o ex-avançado do Famalicão colocou fim ao jejum na Liga, em vigor desde 15 de agosto do ano passado.
Toni Martínez foi o mais produtivo nos dois primeiros jogos da época transata, estatuto assumido agora por Mehdi Taremi, a protagonizar um início fulgurante. Pela primeira vez, o goleador iraniano bisa em dois jogos consecutivos de dragão ao peito, dando ao Marítimo o mesmo tratamento que havia sido aplicado ao Tondela, em Aveiro. De azul e branco, Taremi acumula 53 golos e 35 assistências, distribuídos por 98 jogos. Também Evanilson marcou nos dois primeiros jogos oficiais do F. C. Porto, confirmando o respeito que a dupla atacante do dragão impõe cada vez mais. O brasileiro, de 22 anos, melhora o registo de 2021/22, quando teve de esperar até outubro e por um jogo da Taça de Portugal (Sintrense) para festejar. Há poder de fogo no Dragão.