O Benfica, que ganhou em Londres ao Tottenham (3-1), é o clube em grande destaque na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, prova que poderá ter quatro equipas ibéricas na ronda seguinte.
Corpo do artigo
Na Bulgária, o Valência também conseguiu uma vitória robusta (3-0) e em Sevilha joga-se um "euroderbi", que vai dando vantagem ao Bétis (2-0). O quarto clube da Península Ibérica a seguir em frente poderá ser o F.C. Porto, que, no Dragão, recebeu e venceu o Nápoles (1-0), em jogo que poderia ter o resultado mais dilatado, se o árbitro não anulasse um golo "limpo".
A par do Valência, a goleada do dia é para o Olympique de Lyon, com 4-1 ao Viktoria Plzen, enquanto que o AZ Alkmaaar bateu o Anzhi por 1-0 apenas e terá de ter cautelas especiais na viagem à Rússia. Tudo em aberto nos outros dois jogos, após os empates em Turim (1-1 no Juventus-Fiorentina, embate que reedita a final da Taça UEFA de 1990) e Basileia (0-0 com o Red Bull Salzburgo).
Em White Hart Lane, Jorge Jesus voltou a gerir o plantel - trocou quatro titulares - e de novo saiu-se muito bem com a aposta, com um resultado que dá tranquilidade para o jogo da próxima semana. Em "estado de graça", o Benfica já leva nove jogos consecutivos a ganhar.
Para aquela que é apenas a quarta vitória em Inglaterra da história do futebol "encarnado", o destaque vai para Luisão, impecável a defender e autor de dois golos - o primeiro em grande cabeceamento, vindo de trás (58 minutos), e o segundo com um "tiro" na área (84).
Rodrigo marcou o outro golo da equipa, aos 29 minutos, em belo remate após lançamento de Ruben Amorim (que também viria depois a assistir Luisão). O "golo de honra" dos Spurs foi de Eriksen, aos 64.
No Dragão, o F.C. Porto também ganhou, só que por números mais exíguos e podendo queixar-se de um golo mal anulado a Carlos Eduardo (20 minutos) e de um remate "aos ferros" de Juan Quintero (82).
Valeu o excelente golo de Jackson Martinez, aos 57 minutos, em "vólei" cruzado, após livre de canto.
Em Sevilha, no Ramon Sanchez Pizjuan, a história recente pendia para a equipa da casa (venceu por 5-1 e 4-0 nos dois últimos anos, para a Liga espanhola), só que o Bétis conseguiu contrariar essa tendência e ganhou por 2-0, golos de Batistão e Sevilla.
Um resultado que poucos esperavam, tanto mais que o Bétis é o "lanterna vermelha" muito destacado da Liga espanhola e o Sevilha segue em sétimo, ainda a perseguir um lugar "europeu".
No primeiro "eurodérbi" de Sevilha, o português Beto foi o azarado guarda-redes do Sevilha, clube que também contou com Diogo Figueiras, mas só na segunda parte.
Dois portugueses em ação na Bulgária: Fábio Espinho no Ludogorets e João Pereira no Valência - Ricardo Costa continua lesionado e não é hipótese "che".
Anthony Lopes e Miguel Lopes foram os outros "lusos" a jogar na ronda, participando na robusta vitória do Lyon, 4-1, que permitirá uma ida menos pressionada a Plzen.