A imprensa germânica consagra, esta terça-feira, Josep Guardiola "campeão do alemão", pelo domínio do idioma durante a conferência de imprensa de segunda-feira, que apresentou o espanhol como treinador de futebol do Bayern de Munique.
Corpo do artigo
"Pep já é campeão do alemão", escreve o diário Bild nas suas páginas de desporto, jogando com a palavra "Meister", com o duplo sentido de mestre e campeão.
Na crónica sobre a apresentação de Guardiola, que substitui Jupp Heynckes no comando técnico dos bávaros, o Bild manifestou surpresa pela atitude do novo técnico dos bávaros, a aprender a língua há alguns meses.
"Durante quase toda a conferência de imprensa, Pep falou no idioma do seu novo empregador. Para o seu primeiro título, Guardiola não precisou nem de meio dia no cargo. Pep já é campeão do alemão", escreve o Bild.
Já o Süddeutscht Zeitung de Munique considera que, com a atitude na conferência de imprensa, "já se pode adivinhar o seu perfeccionismo".
"Só começou a aprender alemão há alguns meses com uma professora privada, em Nova Iorque, onde cumpriu um ano sabático do futebol. Nas suas primeiras declarações públicas não cometeu um único erro", destaca o mesmo jornal.
No título do artigo, o Süddeutscht Zeitung diz que Guardila "caminha agora sobre as águas", apresentando-o como o "Messias que chega a uma equipa que não precisa de ser redimida".
"Muito se disse sobre ele e muito se sonhou com ele. Almoça em Nova Iorque com Woody Allen, lê Hermann Hesse e Emanuel Kant. Reinventou o futebol e conquistou 14 troféus com o FC Barcelona", acrescenta o mesmo jornal.