Jesualdo Ferreira, treinador do Sporting, concede total favoritismo ao Benfica no dérbi deste domingo, na Luz, às 20.15 horas (SportTV), pelo momento que os encarnados atravessam, mas recusa-se a atirar a toalha ao chão, prometendo uma equipa motivada e ambiciosa.
Corpo do artigo
"Há favoritismo claro do Benfica. Diria que estava a mentir se dissesse o contrário", reconheceu o técnico, explicando as razões que o levam a encarar o jogo desta forma. "Só temos de chegar lá e jogar. Está tudo limpinho. Não é verdade que uma equipa joga só o que a outra deixa jogar. Há um Benfica forte, um Sporting que está forte, o Benfica não tem dúvidas que vai correr bem. Vamos ver o que isto dá. O importante é que os jogadores estejam libertos. O Benfica é forte neste momento, lidera, é forte porque conseguiu, nos últimos quatro anos, algo importante que diz respeito ao pensamento do futebol, com um treinador em quatro anos que nem sempre ganhou, jogadores que têm dez anos de muito trabalho em conjunto e, neste momento, apesar das oscilações nas diversas provas, tem claramente uma ideia, que a exprime bem, pois os jogadores mudam e a equipa mantém confiança, com estruturas táticas eficazes e conseguidas. É o retrato em contraste absoluto com o Sporting. Aqui está a diferença nas equipas. No entanto, não contempla o imprevisível do jogo. Os meus jogadores têm neste momento a grande ambição de poderem estar neste jogo e de serem protagonistas", explicou.
O técnico, que avisou que não ia falar de questões relacionadas com o seu futuro, congratulou-se, no entanto, com o recente comunicado da Direção leonina a manifestar o apoio ao seu trabalho, e deixou um sinal de desejo de continuar em Alvalade. "Ótimo. É a única coisa que o Sporting tem de fazer. Sinto orgulho e os jogadores também, sobretudo pelo que não foi feito antes durante meses e durante anos até. O comunicado parece-me o único caminho, só tem de haver apoio em relação ao que foi feito e ao futuro. Era importante que continuasse esse apoio", frisou.
Jesualdo tem uma baixa para o encontro, pois Cédric Soares sofreu um forte traumatismo na coxa esquerda e está fora do jogo, pelo que Miguel Lopes será titular na direita da defesa.