Jesualdo Ferreira, treinador do Braga, lança o jogo com o Paços de Ferreira, a disputar no Estádio Axa, às 17 horas de amanhã, domingo, precisamente no dia em que o clube minhoto festeja o 93.º aniversário. "Novente e três anos!... É uma vida. O dia será de festa e queremos prolongá-la durante o desafio, com uma vitória, em comunhão com os adeptos", afirma o professor.
Corpo do artigo
Na viragem do calendário, o balanço da primeira metade do campeonato (22 pontos e sétimo lugar) não agrada a Jesualdo - "É claro que está muito aquém dos nossos objetivos" -, mas também por isso o treinador do Braga "renova o desafio", à entrada para a 16.ª jornada do campeonato.
"Faltam 15 jogos e 45 pontos. São muito pontos. Queremos fazer mais e melhor e ir nas taças até aos limites", diz o técnico dos Guerreiros do Minho, que abre a possibilidade de o Braga ir ao mercado, sobretudo para colmatar a saída do lateral esquerdo Elderson, transferido para o Mónaco.
"O Elderson fez uma enorme evolução nos últimos meses. Foi para um grande clube, o que atesta o trabalho competente que se faz no Braga. É possível que tenhamos de pensar em ir ao mercado, mas ainda temos o Joãozinho, de quem esperamos um desenvolvimento mais constante, após um longo período de lesões", observou Jesualdo.
E se, além de Alderson, consta que também o médio ofensivo Rafa também pode rumar ao Mónaco, Jesualdo Ferreira atira: "Deixem o miúdo em paz! Até é provável, como todos nós, que ele queira ir para o Mónaco, mas em férias!".
Rafa ficará em Braga e deverá ser, mais uma vez, o principal agitador do bom futebol e do ataque braguista para o desafio com o Paços, no qual o treinador Jesualdo Ferreira pretende manter a veia goleadora da equipa (14 golos nos últimos seis jogos) e para a qual tem contribuído o recente reforço Rusescu.
"Rusecu acrescentou finalização, mas, se a equipa não fosse capaz de jogar, ele também não marcaria. Há um casamento feliz, que espero que se mantenha", disse o treinador sobre o ponta-de-lança romeno emprestado pelo Sevilha, admitindo que o regresso de Éder à equipa seja agora mais difícil porque a competitividade no seio do plantel aumentou. "Éder terá de fazer o caminho dele", diz Jesualdo.
O ponta de lança internacional português só deverá estar apto para a competição lá mais para o final do mês, pelo que continua de fora das convocatórias. Para o desafio deste domingo, Jesualdo escalou 18 jogadores, entre os quais se nota a inclusão do extremo Kappel, resgatado da equipa B.
Eis a escala do Braga para o jogo com o Paços: Guarda-redes - Eduardo e Cristiano; Defesas: Joãozinho, Nuno André Coelho, Santos, Mijkovic, Baiano e Sasso; Médios - Vukcevic, Custódio, Luiz Carlos e Mauro; Avançados - Rafa, Kappel, Alan, Edinho, Pardo e Rusescu.
Rafael em estreia no Paços
No Paços, o treinador Henrique Calisto escalou os 22 jogadores disponíveis, incluindo o reforço Rafael. O defesa, ex-Desportivo das Aves, estreia-se nos convocados ao terceiro dia de trabalho no clube, numa lista que volta a integrar Rui Miguel, recuperado de lesão, e Filipe Anunciação, após castigo.
Ainda que convocados, alguns jogadores da equipa da Mata Real estão em dúvidas. São os casos de Hélder Lopes e de Jaílson, que estão condicionados. Só perto da hora do desafio se saberá se estão em condições de jogar.
O central Flávio Boaventura, contratado ao ABC Natal, e o guarda-redes Freitas são os únicos jogadores excluídos das opções do técnico Henrique Calisto, o que, no caso do defesa brasileiro, se explica com o facto de a sua inscrição ainda não estar devidamente regularizada.
Convocados do Paços de Ferreira: Guarda-redes - Matías Degra e António Filipe; Defesas - Tony, Ricardo, Tiago Valente, Nuno Santos, Rafael, Jaílson e Hélder Lopes; Médios - André Leão, Romeu, Seri, Sérgio Oliveira, Rui Miguel, Filipe Anunciação e Rodrigo António; Avançados - Fernando Neto, Manuel José, Bebé, Del Valle, Buval e Carlão.