João Henriques e a vitória histórica do Santa Clara na Luz: "Estávamos confiantes"
Em 2020, o Santa Clara conseguiu a única vitória frente ao Benfica sob o comando de João Henriques. Ao JN, o treinador explica que, na altura, a equipa estava "confiante" que ia vencer o jogo.
Corpo do artigo
O Benfica recebe, no sábado, o Santa Clara, no derradeiro desafio para conquistar o campeonato. Em 2020, os açorianos deslocaram-se à Luz e conseguiram a única vitória da história diante das águias, numa vitória por 4-3. João Henriques era o treinador da altura e, ao JN, destacou que o plantel estava confiante num triunfo.
"Acreditámos muito na possibilidade de fazer história para o Santa Clara. Estávamos numa boa fase, o Benfica nem tanto, e o contexto pandémico, de não haver adeptos nos estádios, equilibrou mais as contas. Estávamos confiantes. Nos últimos minutos revertemos uma desvantagem de 3-2 para o 4-3, com muita crença daquilo que estávamos a fazer no jogo. Foi extraordinário, pouca gente se pode gabar de marcar quatro golos na Luz. Vamos recordar para sempre essa vitória", começou por explicar João Henriques, ao JN.
O técnico admitiu que a mensagem passada ao plantel, ao longo da semana de trabalho e nas palestras pré-jogo e ao intervalo, foi de confiança. "Sabíamos que podíamos vencer aquele jogo, a confiança era muita. Esse acreditar foi a tónica durante os 90 minutos. Atingimos o 3-3 e queríamos mais e isso foi demonstrativo da mensagem transmitida durante a semana, antes do jogo e ao intervalo. Fomos para o intervalo a vencer e dissemos aos jogadores que estavam a fazer o planeado e para se divertirem pois iam ganhar o jogo", adiantou.
O treinador admite que, no sábado, a missão do Santa Clara não será fácil e recordou o jogo de 2019, em que o Benfica venceu o Santa Clara, por 4-1, na Luz, para se sagrar campeão nacional na última jornada. "Fizemos um bom jogo mas, perante um ambiente tremendo na Luz, de último jogo onde o Benfica tinha de ganhar, foi um contexto difícil", disse.
Porém, João Henriques deixa um aviso: "No futebol não há impossíveis, apesar do Santa Clara já ter descido de divisão não tem nada a perder e tem jogadores com valor para dignificar o futebol. Nestes jogos, todos os jogadores gostam de jogar porque competir contra os grandes, em estádios lotados, é sempre motivante, até porque eles sabem que é uma boa montra", revelou.
Benfica e Santa Clara defrontam-se no sábado, dia 27 de maio, às 18 horas.