Fernando Santos anunciou esta quinta-feira a convocatória para os jogos do grupo A de qualificação para o Mundial 2022 frente à República da Irlanda e Azerbaijão e também para o particular frente ao Catar.
Corpo do artigo
Os grandes destaques desta lista vão para a convocatória de Diogo Costa, guarda-redes do F.C. Porto, Gonçalo Inácio, defesa do Sporting, que seria expectável ser convocado para seleção de sub-21. Otávio é também uma das grandes novidades, sendo esta a primeira chamada do médio luso-brasileiro do F.C. Porto. João Mário está de regresso à seleção nacional, assim como Gonçalo Guedes.
Para esta chamada o selecionador nacional não pôde contar com Renato Sanches e João Félix, ambos lesionados.
A lista de 25 convocados conta com os seguintes nomes:
Guarda-redes: Anthony Lopes, Diogo Costa, Rui Patrício;
Defesas: João Cancelo, Ricardo Pereira, Domingos Duarte, Gonçalo Inácio, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes, Raphaël Guerreiro;
Médios: Danilo, João Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho, Otávio;
Avançados: Bernardo Silva, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, Pedro Gonçalves, Rafa.
Esta é a primeira convocatória de Fernando Santos após a eliminação nos oitavos-de-final do Euro 2020 frente à Bélgica. Portugal enfrenta a República da Irlanda a 1 de setembro e o Azerbaijão no dia 7, com o particular frente ao Catar entre esses dois desafios, realizando-se a 4 de setembro.
Portugal encontra-se no primeiro lugar do Grupo A de qualificação para o Mundial 2022, com sete pontos somados, após as vitórias frente ao Azerbaijão e Luxemburgo e um empate contra a Sérvia.