Sandro Baessa conquistou, esta sexta-feira, um segundo lugar nos 1500 metros T20 e alcança, assim, a prata. É a quinta medalha para Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2024.
Corpo do artigo
O atleta português Sandro Baessa, de 25 anos, andou grande parte do percurso em quarto, mas foi para além dos limites, superou-se, ultrapassou dois adversários e terminou a prova com o registo 3.49,46 minutos. Um feito histórico que permite chegar à prata e quebrar o recorde nacional que detinha, até então fixado na casa dos 3.52,84 metros.
"Sabia que eles tinham mais resistência que eu, então tentei acompanhar o máximo que pude o grupo da frente. Como sei que tenho uma boa ponta final, tentei manter-me à beira deles e consegui ultrapassar os últimos dois e ser vice-campeão olímpico", disse em declarações à RTP, considerando, ainda, este um momento único na carreira: "Já ganhei medalhas em europeus, mundiais e este era o meu único objetivo, ser medalhado olímpico", atirou Sandro Baessa.
Esta é a quinta medalha para Portugal nos Jogos de Paris 2024, após os ouros de Cristina Gonçalves (Boccia), Miguel Monteiro (lançamento do peso), e dos bronzes de Luís Costa (ciclismo de estrada) e Diogo Cancela (natação).