O Braga tem viajado bem a Coimbra, onde não perde há dez temporadas (cinco empates e cinco vitórias), e o treinador da equipa minhota pretende manter este bom registo estatístico no jogo de abertura da 23.ª jornada da primeira liga de futebol, a disputar amanhã, sexta-feira (20 horas), com a Académica. "Mas, se quisermos ganhar, temos de ser muito fortes, temos de jogar nos limites", avisa Jorge Paixão.
Corpo do artigo
Sexto classificado, a quatro pontos do Nacional, que ocupa a última vaga (quinto lugar) de apuramento para a Liga Europa, o Braga entrará no Calhabé com duas unidades de avanço sobre a Académica, nona classificada, que também tem aspirações de qualificação para a prova da UEFA.
E se está à mão de semear da Briosa, o treinador do Braga, prefere ver "as coisas noutra perspectiva": "Prefiro ver e todos nós vemos que,em caso de vitória, deixaremos um concorrente direto a cinco pontos", observa Jorge Paixão.
O discurso do treinador do Braga nem sequer é perturbado pela ausência de jogadores influentes no esquema ofensivo, como Rafa e Alan, que estão lesionados. "É a oportunidades para outros jogadores", diz Paixão. O treinador lamenta as lesões mas logo emenda: "Entendo uma equipa como um núcleo de jogadores".
"Os jogadores, para mim, são todos importantes. Temos um plantel com 50 elementos, incluindo a equipa B e temos sempre boas alternativas. O importante, repito, é jogar nos limites. Temos de ser muito fortes, pois só assim poderemos ganhar a uma boa equipa como é a da Académica".
Um das alternativas imediatas é o médio argentino Battaglia, que jogou o último Mundial sub-20 nas alas e que poderá ser lançado a extremo em Coimbra. Jorge Paixão não se impacienta: "Amanhã [sexta-feira] já verão. Vamos jogar em 4-4-2", diz o treinador do Braga.
A equipa minhota parte para Coimbra após o almoço e pernoitará nas margens do Mondego. A lista de jogadores convocados será divulgada durante a tarde. De fora ficará a mais recente baixa: o defesa central francês lesionou-se no pé esquerdo e está de baixa, tal como Rafa, Alan e Éder.