"Favoritos? Queremos vencer. Há muito que assumimos que todos os jogos são finais, e esta é mais uma final para ganhar", diz o treinador do Braga, José Peseiro, no lançamento do jogo da 24.ª da liga portuguesa de futebol, a disputar esta segunda-feira, no Estádio AXA, com o Sporting.
Corpo do artigo
"Para nós - acrescenta Peseiro -, o importante é fazer o que temos a fazer. Temos um projeto de jogo, queremos ter posse de bola, dominar e controlar. Mas, uma coisa é o que planeamos e outra o que o opositor nos obriga a fazer. Temos de estar focados".
O treinador do Braga recusa comentar o enésimo embate pelo título de "terceiro grande" - "Façam as vossas contas"... - e reclama "concentração" aos seus jogadores. "Temos consciência das coisas boas e menos boas do Sporting, mas o que interessa é que estejamos focados no jogo. Nete e em todos os outros seis que faltam para o final do campoenato. Temos 21 pontos para ganhar", afirma Peseiro.
E se a luta pelo terceiro lugar, que dará acesso uma vaga na pré-qualificação para a Liga dos Campeões, permanece ao rubro, Peseiro reclama ainda mais "concentração". O Paços já jogou e ganhou nesta jornada - 3-2 ao Gil Vicente - e leva dois pontos de avanço, mas Peseiro não se acha pressionado. "Jogar antes ou depois não tem qualquer significado. Não nos condiciona. Já se sabia, desde a semana passada,que jogaríamos depois do Paços, o que não é vantajoso nem desvantajoso", verifica o técnico do Braga.
O reencontro com o Sporting também traz à baila a inglória derrota do Braga em Alvalade, na primeira volta (1-0), partida da qual a equipa minhota saiu a protestar com a arbitragem. O tempo curou as mágoas e o próprio Peseiro põe água na fervura: "Era bom que os árbitros não errassem. Mas erram. Erram tanto como eu. Os erros são normais. Só espero que não voltem a suceder, em nosso prejuízo ou do Sporting".
O treinador do Braga tem mais em que pensar, desde logo nos enésimos remendos que terá de fazer na equipa, ainda e sempre assolada por uma vaga de lesões. Daí que só nesta segunda-feira, após treino matinal, seja divulgada a lista de convovados, da qual não farão parte Sassá, Paulo Vinícius, Djamal, Ruben Amorim e Éder.
Outros, como Ruben Micael, estão clinicamente aptos, mas ainda em dúvida. "Há jogadores recuperados, mas o tempo de paragem foi longo e podem não estar em condições para uma partida de alta competição", diz Peseiro.