Guarda-redes do Wolverhampton está a realizar uma temporada bastante positiva no conjunto inglês.
Corpo do artigo
A realizar a primeira época na Liga inglesa, José Sá está a ser um dos melhores guarda-redes do campeonato e a ajudar o Wolverhampton a fazer uma temporada bastante sólida. Contratado ao Olympiacos, depois uma passagem pelo F. C. Porto, os números do guardião português não deixam margens para dúvidas.
José Sá é o guarda-redes com maior percentagem de defesas entre as cinco principais ligas europeias, com 82,8%, segundo os dados do site estatístico Fbref. O Wolverhampton é uma das equipas que mais remates sofre à baliza e o português tem-se mostrado intransponível, tendo realizado 103 defesas na Premier League, o terceiro melhor registo da prova.
Até ao momento, sofreu 27 golos em 31 jogos na Liga inglesa, tendo mantido a folha limpa em 11 ocasiões, o quarto melhor do campeonato.
Outro dado curioso prende-se com a expectativa de golos sofridos, uma métrica que avalia a probabilidade de, neste caso, um guarda-redes sofrer golo. José Sá é o guardião com o maior valor neste campo em toda a Europa: segundo o Fbref, deveria ter sofrido mais 10,7 golos do que aconteceu.
"Chegou com a responsabilidade de substituir o Rui Patrício e está a deixar a sua marca na melhor liga do Mundo. Toda a gente está a falar daquilo que ele tem alcançado", disse Bruno Lage, treinador do Wolverhampton.
Para além de brilhar entre os postes, o jogo de pés de José Sá tem sido bastante eficaz esta época. No campeonato inglês nenhum guarda-redes criou tantas oportunidades de golo (3) como o português.