A judoca portuguesa Catarina Costa perdeu, este sábado, o combate pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.
Corpo do artigo
A atleta da Associação Académica de Coimbra, oitava do ranking mundial e que fazia a estreia em Jogos Olímpicos, foi derrotada por Urantsetseg Munkhbat, da Mongólia, na categoria de -48 quilos. A atleta mongol, quarta do mundo, venceu a portuguesa, por "ippon", a 54 segundos do fim do combate pelo bronze. Com este resultado, Catarina Costa terminou na quinta posição, conquistando um diploma olímpico.
Antes, a judoca tinha vencido a azeri Aisha Gurbanli (34.ª do mundo) e a chinesa Yanan Li (22.ª) ainda no quadro principal, e a campeã olímpica Paula Pareto (sexta), já na repescagem, e perdido com a ucraniana Daria Bilodid (segunda), no acesso às meias-finais.
Nos Jogos de Tóquio2020, Catarina Costa foi a primeira de oito judocas lusos em prova, faltando competir Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e o bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), e Rochele Nunes (+78 kg).