A judoca olímpica portuguesa Joana Ramos conquistou hoje a medalha de ouro no Grand Slam de Tyumen, na Rússia, ao vencer na final a chinesa Yingnan Ma, por 'waza-ari'.
Corpo do artigo
Joana Ramos, 14.ª do mundo e em situação elegível no apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016, derrotou cinco adversárias até à final, quatro das quais mais bem classificadas, e a última, a chinesa, atual oitava na classificação mundial.
A judoca do Sporting teve um percurso de nível muito elevado em toda a competição: depois de vencer no primeiro combate a menos bem classificada alemã Maria Ertl (46.ª) por 'ippon', não teve caminho nada fácil, perante adversárias cotadíssimas.
Entre as quais a líder mundial, Andreea Chitu, que Joana Ramos bateu no derradeiro combate da poule A, garantindo a presença nas meias-finais, por castigos à judoca romena.
Antes disso, a judoca portuguesa derrotou também a russa Yulia Rhizova (13.ª do mundo), e depois, já nas meias-finais, a finlandesa Jaana Sundberg (10.ª) e, na final, a chinesa Yingnan Ma (8.ª).
Este triunfo, que sucede a uma eliminação prematura nos Jogos Europeus, permite à judoca somar 500 pontos no 'ranking' internacional, o que lhe dará a subida de algumas posições e o reforço na corrida aos Jogos Olímpicos de 2016.
Hoje, no Grand Slam de Tyumen, estiveram também em ação Nuno Carvalho (-60 kg), Sergiu Oleinic e Diogo César (-66 kg) e Jorge Fernandes (-73 kg), com todos a serem afastados logo no combate de estreia.
Também nos -73 kg esteve André Alves, que ainda conseguiu bater o bielorrusso Aliaksei Ramanchyk, por 'yuko', mas perdeu de seguida com o francês Guillaume Chaine, por 'ippon'.
Sergiu Oleinic, que foi quinto nos Europeus e é 27.º na categoria de -66 kg, acabou por protagonizar a desilusão do dia, ao perder com o russo Abdula Abdulzhalilov (63.º), numa fase em que tem ainda boas hipóteses no apuramento olímpico.
No domingo entram em competição neste Grand Slam os judocas Yahima Ramirez (-78 kg) e Diogo Lima e Carlos Luz (-81 kg).