A portuguesa Yahima Ramirez obteve, esta sexta-feira, em Cheliabinsk, na Rússia, o seu melhor resultado de sempre em Mundiais de judo, ao ser quinta classificada, o que lhe vale a entrada no Projeto Olímpico Rio2016.
Corpo do artigo
Depois da medalha de prata de Telma Monteiro na quarta-feira, Yahima foi quem esteve mais perto de chegar ao pódio na competição - Jorge Fonseca ainda compete no sábado - ao alcançar o combate pelo bronze, que perdeu.
A judoca de origem cubana fez um percurso muito bom e na decisão que lhe poderia valer uma medalha encontrou uma rival poderosa: a norte-americana Kayla Harrison, que apesar de ser 17.ª no "ranking", é a campeã olímpica em título.
Yahima Ramirez foi penalizada no início com um judo muito passivo, o que lhe valeu logo aos 36 segundos (de um combate de quatro minutos) um castigo.
O "shido" manteve-se até ao final, pese embora Yahima ainda tenha tentado atacar a sua adversária, com Harrison a saber defender-se e a não ter qualquer penalização, embora tenha igualmente demonstrado alguma passividade.
Nas repescagens, Yahima tinha surpreendido uma adversária mais bem posicionada, a cubana Yallenis Castillo, judoca de 28 anos, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim2008 e atual 23.ª do mundo, a quem venceu por yuko.
Nos Mundiais, nos quais Portugal contou com 13 judocas, só falta entrar em ação Jorge Fonseca (-100 kg), no sábado.